Cura da Enxaqueca

A enxaqueca não tem uma cura definitiva, mas pode ser melhorada com o uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida. Descobrir a causa do início de uma crise é fundamental para tratar e prevenir uma próxima crise.

A enxaqueca é uma doença crônica onde há um desequilíbrio em algumas substâncias no cérebro, provocando uma dor latejante que pode durar horas ou dias. Ela está relacionada com o estilo de vida e com fatores genéticos, e as mulheres sofrem mais dessa doença do que os homens.

Porque a enxaqueca não tem cura

A enxaqueca não tem cura porque ela pode ser causada por vários fatores, como dieta, cigarro, estresse e histórico familiar, e cada pessoa pode ter crises por motivos diferentes. Assim, a cura da enxaqueca depende do que desencadeia uma nova crise, e nem sempre a pessoa consegue descobrir o causou a dor naquele momento para tentar tratar da maneira certa. O estilo de vida moderno também influencia na enxaqueca, por provocar aumento do estresse e do consumo de substâncias químicas que prejudicam o organismo, como os agrotóxicos e conservantes de alimentos.

O consumo de bebidas alcoólicas também parece estar relacionado com o aumento da frequência e da intensidade das crises de enxaqueca. Por isso, de preferência deve-se evitar o álcool e beber bastante água nos dias em que consumir bebidas alcoólicas.

Remédios para enxaqueca

Os medicamentos para enxaqueca devem ser usados principalmente quando os sintomas de dor, enjoos ou vômitos acabaram de começar, podendo ser utilizados analgésicos comuns, como Tylenol e Dorflex, ou remédios mais fortes chamados triptanos, como Almotriptan, Eletriptan, Frovatriptan, de acordo com a recomendação médica.

No entanto, o uso prolongado e o aumento constante das doses desses medicamentos pode provocar diminuição do seu efeito ou mesmo piora dos sintomas da enxaqueca. Veja mais sobre remédio para enxaqueca.

Remédios naturais para a enxaqueca

Alguns remédios naturais como chá de laranja e gengibre podem ser usados para enxaqueca, mas devem ser tomados logo que os sintomas apareçam e nem todas as pessoas sentem melhora com o seu uso. Veja mais dicas em remédio caseiro para enxaqueca.

Dicas para vencer a enxaqueca

As mudanças no estilo de vida ajudam a evitar o aparecimento de novas crises de enxaqueca. Os fatores que devem ser alterados no estilo de vida são:

  • Alimentação equilibrada: deve-se aumentar o consumo de fibras, frutas e verduras, e evitar o excesso de gorduras e açúcares;
  • Reduzir o estresse;
  • Regular o sono;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Reduzir o consumo de cafeína.
Dormir bemDormir bem
Fazer atividade físicaFazer atividade física

Também deve-se aumentar o consumo de água e sucos naturais e fazer refeições a cada 3-4h. Saiba mais sobre alimentos para enxaqueca.

Mais sobre este assunto: