Cupuaçu: o que é, benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em março 2023

O cupuaçu é uma fruta da região amazônica ótima para melhorar a disposição, porque é rica em teobromina, uma substância que age no sistema nervoso aumentando a concentração e o estado de alerta.

Além disso, o cupuaçu também é rico em vitamina C e fibras, nutrientes que ajudam a combater a prisão de ventre, favorecer a perda de peso, além de prevenir a anemia e o envelhecimento precoce.

Com um sabor forte e ácido, a polpa do cupuaçu é muito usada para o preparo de sucos, sorvetes, geleias, vinhos, licores, tortas e bolos. Já as sementes dessa fruta podem ser usadas para a fabricação de produtos de beleza, como hidratante, shampoo e batom.

Imagem ilustrativa número 2

7 benefícios do cupuaçu

Os 7 benefícios do cupuaçu para a saúde são:

1. Combater a prisão de ventre

Por ser uma fruta rica em fibras, o cupuaçu estimula os movimentos naturais do intestino e aumenta o volume de fezes, facilitando a evacuação e ajudando, assim, a combater a prisão de de ventre. Confira outros alimentos que combatem a prisão de ventre.

2. Melhorar a disposição

O cupuaçu é uma fruta que contém teobromina, uma substância com efeito revigorante e estimulante que atua no sistema nervoso central melhorando a disposição e a concentração. Veja outros alimentos que melhoram a disposição.

3. Prevenir o envelhecimento precoce

O cupuaçu previne o envelhecimento precoce porque é rico em vitamina C, um nutriente com potente ação antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, prevenindo a flacidez da pele e as linhas de expressão.

4. Ajudar a emagrecer

Por ser uma fruta com ótimas quantidades de fibras, o cupuaçu aumenta o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade ao longo do dia e ajudando, por isso, a emagrecer. Confira outros alimentos que ajudam a emagrecer.

5. Evitar a anemia

O cupuaçu evita a anemia por conter vitamina C, um nutriente que melhora a absorção do ferro presente nos alimentos, favorecendo a produção da hemoglobina, um dos componentes dos glóbulos vermelhos do sangue que é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo.

6. Prevenir a diabetes

A presença de fibras no cupuaçu aumenta o tempo de digestão dos alimentos no estômago, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

7.7. Melhorar a saúde do coração

Por conter teobromina, uma substância que tem efeito vasodilatador e anti-inflamatório, o cupuaçu facilita a circulação de sangue e evita a formação de coágulos nas artérias, melhorando a saúde do coração e evitando doenças como infarto e pressão alta.

O cupuaçu engorda?

O cupuaçu é uma fruta com poucas calorias e, por isso, quando consumida junto com uma dieta saudável, não engorda.

No entanto, quando consumido em excesso ou em preparações muito calóricas, como bolos, pudins, mousses, por exemplo, o cupuaçu pode engordar.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de cupuaçu:

Componente

Quantidade em 100 g de cupuaçu

Energia

49 calorias

Proteínas

1,2 g

Gorduras

1 g

Carboidratos

10,4 g

Fibras

3,1 g

Vitamina C

24,5 mg

Potássio

331 mg

É importante lembrar que para se obter os benefícios do cupuaçu, deve-se manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir

A polpa do cupuaçu pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como sucos, sorvetes, geleias, vinhos, licores, iogurtes, tortas e bolos.

Já as sementes do cupuaçu são usadas na fabricação de produtos de beleza, como hidratante e shampoo ou na produção do “cupulate”, que é um produto parecido com o chocolate.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de cupuaçu, a ingestão mínima diária recomendada de frutas é entre 2 e 3 porções, o que corresponde entre 160 a 240 g por dia.

Quem não pode consumir

Pessoas com refluxo ou esofagite devem evitar o cupuaçu, já que essa fruta contém teobromina, uma substância que estimula o relaxamento do esfíncter esofágico, causando ou piorando a azia e queimação.

Receitas saudáveis com cupuaçu

Imagem ilustrativa número 1

Algumas receitas saudáveis e saborosas com essa fruta são o creme e o suco de cupuaçu.

1. Creme de cupuaçu

Ingredientes:

  • 1 lata de creme de leite light;
  • ½ xícara (de chá) de adoçante culinário;
  • 1 envelope de gelatina incolor
  • 250 g de polpa de cupuaçu;
  • 5 colheres (de sopa) de água.

Modo de preparo:

Dissolver bem e hidratar a gelatina na água e reservar. Colocar todos os demais ingredientes no liquidificador e bater por cerca de 3 minutos ou até ficar uma mistura homogênea.

Transferir a mistura para uma tigela e adicionar a gelatina dissolvida. Misturar bem com uma colher e despejar o mousse um refratário grande ou taças individuais, deixar na geladeira por pelo menos 2 horas e servir em seguida.

2. Suco de cupuaçu

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de cupuaçu fresco ou descongelado e picado;
  • 2 copos (400 ml) de água filtrada ou fervida;
  • Mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem até ficar uma bebida bem homogênea. transferir para um copo e servir em seguida.

Vídeos relacionados