Creatinina

publicidade

A creatinina é uma substância presente no organismo que permite saber se os rins estão funcionando corretamente.

Para saber a quantidade de creatinina no corpo faz-se um exame de sangue. É necessário ficar 4 horas de jejum antes do exame e os valores normais de creatinina no sangue são:

  • Nas mulheres, entre 0,6 a 1,2 mg/dL
  • Nos homens, entre 0,7 a 1,3 mg/dL

Como a creatinina é uma substância que é produzida no organismo de acordo com o nível de massa muscular, é normal os homens terem maiores níveis de creatinina no sangue, pois eles têm os músculos mais desenvolvidos do que as mulheres.

Creatinina Alta

Quando os valores de creatinina no sangue estão acima do normal, isso pode indicar uma lesão nos vasos sanguíneos dos rins, uma infecção renal ou redução do fluxo de sangue para os rins, por exemplo.

Porém, atletas e fisiculturistas também podem ter a creatinina alta devido à elevada atividade muscular e não devido a uma lesão no rim.

Os valores de creatinina baixa no sangue não são motivo de preocupação e são mais frequentes em grávidas e em pacientes com doenças hepáticas.

Creatinina urinária

A creatinina urinária é a presença de creatinina na urina e indica a quantidade de creatinina que o rim consegue eliminar. A quantidade de creatinina na urina é avaliada em conjunto com a quantidade de creatinina no sangue, para confirmar se existe insuficiência renal.

Para saber mais sobre o exame que avalia a creatinina no sangue e na urina veja: Clearance de creatinina.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 27/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.