Cravos e espinhas

publicidade

A presença de cravos e espinhas ocorre devido ao acúmulo de sebo na pele. Esta afecção é típica da adolescência, época onde há uma maior produção de hormônios, que estimulam a produção de gordura pelas glândulas sebáceas. Embora possa ocorrer também na fase adulta devido ao fator genético.

A gordura em excesso concentra-se nos poros, deixando-os entupidos, formando-se então os pontos negros (cravos) ou brancos (espinhas). Esse acúmulo de gordura acaba atraindo bactérias que a decompõem, irritando ainda mais a pele deixando-a inflamada.

Os cravos e as espinhas encontram-se mais facilmente no rosto, mas também surgem nas costas, colo, pescoço, ombro e peito. Mas nem sempre com a mesma gravidade, pois ela pode variar e ser mais superficial ou profunda. Nas adolescentes é comum notar uma piora dos sintomas próximo do período menstrual devido a atuação dos hormônios.

Controlar a oleosidade da pele é a chave para o sucesso do tratamento. Para tal deve-se limpar e tonificar a pele diariamente, além de hidratar e proteger do sol com uma loção ou gel livre de óleo.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 30/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.