Coqueluche no bebê

publicidade

A coqueluche no bebê com menos de 1 ano de idade manifesta-se de forma diferente que nas crianças maiores. Por possuir um menor calibre das vias aéreas e serem mais propensos ao desenvolvimento de pneumonias e hemorragias, deve-se ficar atento aos primeiros sintomas da doença.

Sintomas da coqueluche no bebê

Quando a coqueluche afeta o bebê ela gera sintomas como:

  • tosse persistente que dura de 20 a 30 segundos, especialmente à noite, e coriza.

Nem sempre a febre está presente e nem sempre pode-se ouvir os ruídos típicos da coqueluche entre as crises de tosse, embora possa ser observada uma coloração azulada nos lábios e nas unhas do bebê nos momentos de crises de tosse. Após a crise pode-se soltar um catarro bem grosso e a tosse pode ser tão forte que provoca vômito.

Diagnóstico da coqueluche no bebê

O médico deverá ser consultado o mais rápido possível e ele poderá chegar ao diagnóstico da coqueluche somente pela história clínica contada pelo cuidador da criança. Mas para esclarecer dúvidas ele poderá requisitar a colheita das secreções da coriza ou de gotículas de saliva retiradas da garganta com uma espécie de cotonete para análise laboratorial que identifica o agente causador da coqueluche.

Tratamento da coqueluche no bebê

O tratamento da coqueluche no bebê também é feito com a toma de antibióticos. Em bebês com menos de 1 mês de vida a Azitromicina é o antibiótico mais utilizado e nas crianças maiores pode-se recorrer a Eritromicina ou a Claritromicina. Outra hipótese terapêutica é a combinação da Sulfametaxazol com Trimetropim, porém este não deve ser administrado em bebês com menos de 2 meses de idade.

Prevenção da coqueluche no bebê

A prevenção da coqueluche é feita através da vacinação em 5 doses. Porem os bebês que tenham a vacinação incompleta devido a sua idade não devem permanecer perto de indivíduos com tosse, e especialmente antes dos 6 meses de vida da criança todos os adultos que a rodeiam devem receber um reforço da vacina que perde seu efeito geralmente no início da adolescência.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 12/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.