Copaíba

publicidade

A copaíba é uma planta medicinal também conhecida como Copaína-verdadeira, Copaiva, Bálsamo-de-copaíba ou Capivi, muito utilizada para aliviar inflamações, problemas de pele, feridas e machucados abertos.

O seu nome científico é Copaifera langsdorffii e pode ser encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais sob forma de cremes, loções, xampus, pomadas e sabonetes.

Para que serve a Copaíba

A copaíba serve para tratar problemas de pele, como pé-de-atleta, feridas, erupções, dermatite, pano branco, eczema e câncer, além de ajudar a tratar problemas como úlceras no estômago, caspa, tosse, catarro no peito, bronquite, resfriados, gripe, leucorreia, cistite, gonorreia, diarreia, hemorroidas, frieira, artrite, herpes, sífilis, micose, garganta inflamada, acne, gases e urticária.

Propriedades da Copaíba

As propriedades da copaíba incluem a ação anti-inflamatória, anti-séptica, antifúngica, hipotensora, diurética, anti-microbiana, relaxante muscular, cicatrizante, desinfetante, antibacteriana, expectorante, anticancerígena, anti-tumoral, adstringente, antibiótica, emoliente, energizante, cicatrizante do couro cabeludo, estimulante, laxante e tônica.

Modo de uso da Copaíba

A copaíba é principalmente utilizada na forma de óleo para tratar problemas de pele ou artrite.

  • Copaíba para problemas de pele: colocar uma pequena quantidade do óleo de copaíba sobre a área da pele afetada pelo menos 3 vezes ao dia.
  • Copaíba para artrite: adicionar uma pequena quantidade do óleo em uma panela e deixar amornar, depois aplicar sobre a área afetada até 2 vezes por dia.

Efeitos Colaterais da Copaíba

Os efeitos colaterais da copaíba são a diarreia, vômito e erupções na pele.

Contraindicações da Copaíba

A copaíba está contraindicada para mulheres grávidas ou em fase de lactação.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 16/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.