Conjuntivite na Gravidez

publicidade

A conjuntivite durante a gravidez apesar de ser muito incômoda não é perigosa nem para a mulher, nem para o bebê. Estima-se que 90% das conjuntivites sejam virais e para estas o tratamento consiste em aliviar os sintomas da doença, não sendo necessário o uso de medicamentos em forma de colírio.

Riscos da conjuntivite na gravidez

A conjuntivite viral ou alérgica não tem nenhum risco durante a gravidez, mas a conjuntivite bacteriana quando não é devidamente tratada pode trazer danos à visão e há risco de cegueira, contudo, isto é muito raro de acontecer.

Tratamento para conjuntivite na gravidez

O tratamento consiste em manter os olhos secos e limpos, utilizando lenços de papel descartáveis e lavando o rosto com água abundante ou compressas de soro fisiológico. Somente no caso da conjuntivite bacteriana é que o médico deverá indicar o uso de um colírio antibiótico.

Tratamento caseiro para conjuntivite na gravidez

Para ajudar a controlar os sintomas da conjuntivite, pode-se recorrer a tratamentos caseiros como:

  • Fazer compressas com água fria várias vezes ao dia;
  • Aplicar uma compressa com chá de camomila (frio) ou com suco de cenoura, de 2 a 3 vezes ao dia.

As compressas devem ser aplicadas após a limpeza dos olhos e desinfecção das mãos, por um período de tempo de aproximadamente 15 minutos de cada vez.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 14/02/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.