Como usar os diferentes tipos de termômetro

PUBLICIDADE

Para usar corretamente os diferentes tipos de termômetro, deve-se ler as instruções do fabricante ou pedir orientação do médico ou do enfermeiro. Os termômetro variam de acordo com a forma de ler a temperatura, que pode ser digital ou analógico, e com o local do corpo mais indicado para o seu uso, existindo modelos que podem ser usados na axila, no ouvido, na testa, na boca ou no ânus.

PUBLICIDADE

O termômetro é importante para conferir a temperatura sempre que existirem sintomas de doenças que provocam febre, como gripes, dengue e zika, ou para controlar a melhora ou piora da doença, principalmente em crianças.

Como usar o termômetro digital

Para que a temperatura do corpo seja medida de forma correta com termômetro digital, deve-se seguir os passos:

  1. Ligar o termômetro e verificar se na tela aparece o número zero;
  2. Colocar a ponta do termômetro debaixo da axila ou introduzir cuidadosamente no ânus, principalmente para medir a temperatura de crianças. No caso de medição no ânus, deve-se ficar deitado de costas e contrair o bumbum;
  3. Esperar alguns segundos até ouvir um sinal sonoro;
  4. Retirar o termômetro e ler o valor da temperatura na tela;
  5. Limpar a ponta metalizada com algodão ou gaze molhada em álcool.

É importante lembrar que o termômetro digital usado no ânus deve ter uma ponta mole para não provocar lesões nesta região do corpo. Veja alguns cuidados para medir a temperatura corretamente: Como medir a temperatura.

Termómetro digitalTermómetro digital

Como usar o termômetro infravermelho

O termômetro infravermelho faz a leitura da temperatura através de raios que são emitidos para a pele, mas que não prejudicam a saúde. Existem termômetros infravermelhos de ouvido e de testa e os dois tipos são muito práticos, rápidos e higiênicos.

Como usar o termômetro de ouvido

Para usar o termômetro de ouvido, também conhecido como termômetro timpânico ou auricular, deve-se:

  1. Colocar a ponta do termômetro no interior do ouvido e apontá-la em direção ao nariz;
  2. Apertar o botão de ligar o termômetro até ouvir um sinal sonoro;
  3. Ler o valor da temperatura, que aparece na hora;
  4. Retirar o termômetro do ouvido e limpar a ponta com algodão ou gaze com álcool.

O termômetro infravermelho de ouvido é muito rápido e de fácil leitura, porém exige que se compre regularmente cápsulas protetoras de plástico que tornam o uso do termômetro mais caro.

Termômetro infravermelho de ouvidoTermômetro infravermelho de ouvido

Como usar o termômetro de testa

Dependendo do tipo de termômetro infravermelho de testa, é possível medir a temperatura colocando o aparelho diretamente em contato com a pele ou a uma distância de até 5 cm da testa, não sendo necessário tocar com o termômetro na pele. Assim, para usar este tipo de aparelho da forma correta, deve-se:

  1. Ligar o termômetro e verificar se na tela aparece o número zero;​
  2. Encostar o termômetro na testa na região acima da sobrancelha, no caso de as instruções do termômetro recomendarem o contato com a pele, ou apontar o termômetro para o centro da testa, desenhando um arco por cima da sobrancelha;​
  3. Ler o valor da temperatura que sai imediatamente e retirar o termômetro da testa.

​Nos casos em que as instruções recomendam encostar o aparelho na pele, deve-se limpar a ponta do termômetro com algodão ou gaze com álcool após o seu uso.

Termômetro infravermelho de testaTermômetro infravermelho de testa

​Como usar o termômetro de vidro

O uso do termômetro de mercúrio está contraindicado devido aos riscos para a saúde, como problemas respiratórios ou danos na pele, mas atualmente existem termômetros de vidro semelhantes aos antigos de mercúrio, chamados de termômetros analógicos, que não possuem mercúrio na sua composição e que podem ser usados de forma segura.

Para medir a temperatura com estes aparelhos, deve-se:

  1. ​Verificar a temperatura do termômetro antes de usá-lo, observando se o líquido está próximo da temperatura mais baixa;
  2. Colocar a ponta metalizada do termômetro debaixo da axila;
  3. Manter o braço que tem o termômetro imóvel junto ao corpo;
  4. Esperar 5 minutos e retirar o termômetro da axila;
  5. ​Verificar a temperatura, observando o local onde o líquido termina, que será o valor da temperatura medida.

Esse tipo de termômetro demora mais tempo a avaliar a temperatura do que os outros, além de a leitura ser mais difícil de fazer, principalmente para as pessoas idosas ou com problemas de visão.

Termómetro semelhante ao de mercúrioTermómetro semelhante ao de mercúrio

Como usar o termômetro no bebê

Para medir a temperatura no bebê podem ser usados todos os tipo de termômetro, mas é mais fácil medir a temperatura com um termômetros que sejam rápidos e que não causem desconforto ao bebê, como o termômetro infravermelho de ouvido, o termômetro infravermelho de testa ou termômetro digital.

Além destes, existe também o termômetro de chupeta, que é muito rápido e confortável, e que deve ser utilizado da seguinte forma:

  1. Introduzir o termômetro na boca do bebê;
  2. Ler a temperatura na tela da chupeta;
  3. Retirar a chupeta e lavar com água morna.

Termómetro de chupetaTermómetro de chupeta

É importante lembrar que para utilizar qualquer tipo de termômetro no bebê, deve-se mantê-lo quieto para que o valor da temperatura seja o mais correto possível.

É preciso estar atendo porque a zika também costuma provocar febre baixa, sendo importante saber identificar todos os sintomas desta doença.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE