Como mudar os lençóis de uma pessoa acamada (em 6 passos)

Atualizado em maio 2020

Os lençóis da cama de alguém que está acamado devem ser trocados depois do banho e sempre que estiverem sujos ou molhados, para manter a pessoa limpa e confortável.

Geralmente, esta técnica para mudar os lençóis da cama é utilizada quando a pessoa não tem força para sair da cama, como acontece no caso caso de pacientes com Alzheimer, Parkinson ou Esclerose Lateral Amiotrófica. No entanto, também pode ser utilizada após cirurgias em que é aconselhado manter repouso absoluto na cama.

Uma pessoa sozinha pode ser capaz de trocar os lençóis da cama, no entanto, é recomendado que, caso haja risco de a pessoa cair, a técnica seja feita por duas pessoas, permitindo que uma tome conta da pessoa que está na cama.

6 passos para mudar os lençóis da pessoa acamada

1. Remover as pontas dos lençóis de debaixo do colchão para soltá-los.

Imagem ilustrativa número 1
Passo 1

2. Retirar a colcha, o cobertor e o lençol de cima da pessoa, mas deixar o lençol ou o cobertor, caso a pessoa esteja com frio.

Imagem ilustrativa número 2
Passo 2

3. Virar a pessoa para um dos lados da cama. Veja uma forma simples de virar uma pessoa acamada.

Imagem ilustrativa número 3
Passo 3

4. Enrolar os lençóis da metade livre da cama, em direção às costas da pessoa.

Imagem ilustrativa número 4
Passo 4

5. Estender o lençol limpo na metade da cama que está sem lençol.

Imagem ilustrativa número 5
Passo 5

​6. Virar a pessoa sobre o lado da cama que já tem o lençol limpo e remover o lençol sujo, esticando o resto do lençol limpo.

Imagem ilustrativa número 6
Passo 6

Caso a cama seja articulada, é aconselhável que esteja ao nível do quadril do cuidador, evitando, assim, que seja necessário dobrar muito as costas. Além disso, é importante que a cama esteja completamente na horizontal para facilitar a troca dos lençóis.

Cuidados a ter depois de mudar os lençóis

Após mudar os lençóis da cama é importante trocar a fronha do travesseiro e esticar bem o lençol de baixo, prendendo os cantos debaixo da cama. Isto evita que o lençol fique enrugado, diminuindo o risco de aparecimento de escaras.

Esta técnica pode ser feita ao mesmo tempo que se dá banho, permitindo trocar imediatamente os lençóis molhados. Veja uma forma fácil de dar banho à pessoa acamada.

Vídeos relacionados