Como tratar unha encravada

PUBLICIDADE

As unhas levemente encravadas podem ser tratadas, tentando-se levantar o canto da unha que está encravada, inserindo um pequeno pedaço de algodão ou gaze entre a unha e a pele, para ajudar a desencravar a unha, levantando-a da pele.

Contudo, quando a área em torno da unha fica muito vermelha, inchada e com pus, o problema pode exigir o uso de uma pomada antibiótica prescrita pelo médico, podendo também ser preciso realizar uma pequena cirurgia para a retirada da unha.

O que fazer para tratar a unha encravada

Para tratar a unha levemente encravada e inflamada em casa, é recomendado:

  1. Deixar o pé ou a mão que tem a unha encravada de molho em uma bacia com água morna ou quente, por cerca de 20 minutos;
  2. Tentar levantar o canto da unha que está encravada na pele com uma pinça e colocar um pequeno pedaço de algodão ou gaze entre a unha e a pele para mantê-la elevada. Mudar o algodão ou a gaze uma vez por dia, depois de estar em água quente 20 minutos;
  3. Passar alguma solução antisséptica e cicatrizante como o Povidine, por exemplo, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione.

Se necessário, para aliviar a dor quando se tenta levantar a unha encravada e inflamada, pode-se passar uma pomada anestésica como lidocaína no local. Após a colocação do algodão ou gaze, se o indivíduo continuar com dores, pode tomar um remédio analgésico e anti-inflamatório como Ibuprofeno ou Paracetamol, por exemplo.

O que não fazer em caso de unha encravada

Em caso de unha encravada não se deve:

  • Cortar a parte da unha encravada;
  • Cortar a unha em "v";
  • Colocar um penso apertado.

Estas medidas apenas pioram a unha encravada e aumentam o risco da unha encravar novamente.

O que fazer na unha encravada com pus

A unha encravada com pus deve ser vista por um dermatologista ou podólogo, pois nestes casos, geralmente é necessário usar pomadas antibióticas para colocar na unha e tratar a infecção.

Mesmo com o uso de pomada antibiótica, o tratamento para unha encravada com pus normalmente inclui levantar a unha e colocar um pouco de algodão ou gaze.

Cirurgia para unha encravada

A cirurgia para unha encravada é indicada nos casos em que é frequente as unhas encravarem e o tratamento com elevação da pele não resulta.

A cirurgia para unha encravada é feita com anestesia local e, na maioria dos casos, não é necessário retirar toda a unha. Dependendo da unha a tratar, o médico pode optar por aplicar um ácido que destrói parte da unha que estava encravada, por exemplo.

Como prevenir as unhas encravadas

Para prevenir as unhas encravadas deve-se cortá-las de forma reta e nunca arredondada, pois as unhas redondas têm maior probabilidade de encravarem.

Outras dicas para não ter as unhas encravadas é usar sapatos confortáveis, que não apertem muito o pé e mudar as meias todos os dias.

Leia também:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE