Como tratar unha encravada

publicidade

As unhas levemente encravadas podem ser cortadas com uma tesoura de ponta fina, esterilizada com álcool. Contudo, quando a área em torno da unha fica muito vermelha, inchada e com pus, o problema pode exigir cuidados médicos e pode ser preciso realizar uma pequena cirurgia para a sua retirada.

Como tirar a unha encravada

Para tirar a unha levemente encravada em casa, será necessário:

  • Deixar o pé ou a mão que tem a unha encravada de molho em uma bacia com água morna, por cerca de 20 minutos;
  • Lavar muito bem a unha encravada e retirar qualquer sujeira que possa estar por baixo ou nas laterais da unha, com auxílio de uma espátula de unha como mostra a imagem 1;
  • Com auxílio de uma tesourinha de unha, levante suavemente a parte da unha encravada e corte-a, como mostra a imagem 2;
  • A seguir, deve-se passar alguma solução antisséptica e cicatrizante como o Povidine, por exemplo, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione, como mostra a imagem 3.

Depois do procedimento, recomenda-se evitar usar calçados fechados ou meias nos dias a seguir e manter a unha muito bem seca após o banho.

O que fazer para aliviar a dor da unha encravada

Para aliviar a dor da unha encravada, o que se pode fazer é passar uma pomada anestésica no local, fazendo uma suave massagem. Se observar que ela já possui pus, o melhor a fazer é não tirá-la, mas procurar por um médico.

Tratamento para unhas encravadas

O tratamento preventivo para unhas encravadas consiste em cortá-las adequadamente. A melhor forma de cortar as unhas de modo a evitar seu encravamento é com os cantos arredondados.

Quando a unha encrava com frequência, isto pode ser causado pelo formato da unha ou pelo modo em que ela é continuamente cortada. Indivíduos que possuem uma unha que cresce sempre de forma errada podem ter que retirar a unha com nitrato de prata ou ter que recorrer à cirurgia.

O dermatologista será capaz de averiguar a situação e indicar a melhor forma de tratamento.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 17/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.