Como tratar azia e queimação

publicidade

Para tratar a azia e a queimação gástrica  é preciso adotar algumas medidas como:

  • elevar da cabeceira da cama;
  • emagrecer;
  • deixar de fumar;
  • evitar alimentos gordurosos e fritos;
  • evitar tomar café, chá preto, chocolate refrigerantes  como guaraná e colas.

Algumas formas naturais de combater a azia e a queimação gástrica incluem também beber pequenos goles de água fria ou comer um pedacinho de miolo de pão, pois estas práticas diminuem a acidez estomacal.

Pequenas refeições leves durante o dia são as mais indicadas para quem sofre constantemente com os sintomas da pirose - que são a azia e a queimação. Em alguns casos pode ser necessário o uso de remédio como o Omeprazol, ou similares.

Estes medicamentos atuam ao nível do estômago diminuindo a produção do suco gástrico, um dos responsáveis pela sensação de queimação, e só devem ser tomados sob orientação médica pois possuem suas contraindicações e efeitos colaterais, como dor de cabeça e prisão de ventre.

Indivíduos que sofrem constantemente com a azia e a queimação podem desenvolver danos no esófago e erosões nos dentes. Por isto, é importante procurar auxílio médico. Em alguns casos, o tratamento cirúrgico resolve o problema.

Referência Bibliográfica

MORAES-FILHO JPP; DOMINGUES G. Doença do refluxo gastroesofágico. Acesso em Fev. 2012

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 24/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.