Como aliviar a azia e a queimação no estômago

Atualizado em janeiro 2024

Algumas formas para aliviar a azia e a queimação no estômago são tomar água fria, comer uma maçã, beber chá de gengibre ou tentar relaxar um pouco, por exemplo.

A sensação de queimação no estômago e na garganta normalmente é causada pela má digestão e refluxo, que é quando o conteúdo que está no estômago, acaba subindo pelo esôfago causando esse desconforto, que tende a piorar ao deitar.

Quando os sintomas são frequentes e o refluxo está presente mais de 15 dias por mês, a azia e a queimação podem desenvolver lesões e prejudicar a saúde do esôfago e do estômago. Nestes casos, recomenda-se uma consulta com um gastroenterologista para que possam ser indicados exames que ajudem a confirmar o diagnóstico e assim ser iniciado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

10 formas de aliviar a azia e queimação

Para reduzir o desconforto causado pela azia e queimação, e ainda diminuir a intensidade e frequência as crises, algumas estrategias podem ser usadas como: 

1. Tomar água fria

Tomar um copo de água fria pode ajudar a aliviar a azia e a queimação no estômago causados pelo refluxo gastroesofágico.

Isso porque a água dilui o ácido do estômago, aliviando temporariamente o desconforto.

No entanto, não se deve tomar água ou outros líquidos antes das refeições ou até meia hora após comer, pois pode piorar os sintomas do refluxo.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Beber chá de gengibre

O chá de gengibre é uma boa opção natural aliviar a azia e queimação no estômago, além da sensação de náuseas causados por refluxo gastroesofágico ou má digestão, pois possui substâncias, como o gingerol e chogaol, com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas.

Além disso, outra opção de chá para azia é o chá de camomila pois ajuda a controlar a produção de ácido no estômago e a aliviar a azia e queimação. Veja como preparar os chás para azia.

3. Comer uma maçã

Comer uma maçã vermelha sem casca pode ajudar a aliviar a azia e queimação no estômago, pois tem propriedades anti-inflamatórias, além de ser rica em pectina, que é uma fibra solúvel, ajudando a reduzir a inflamação do estômago e a neutralizar o excesso de ácido.

Além disso, alguns sucos, como suco de batata crua, o suco de couve com maçã ou o suco mamão e linhaça, também ajudam a neutralizar a acidez do estômago, aliviando a azia e queimação.

4. Evitar alimentos gordurosos

Evitar alimentos gordurosos, fritos, picantes, que contenham caldos e molhos, ou bebidas com cafeína ou álcool, podem ajudar a aliviar ou prevenir a azia e queimação.

Isto porque esses alimentos podem aumentar a produção de ácido pelo estômago, além de serem de difícil digestão, o que pode resultar ou piorar a azia e queimação no estômago. 

Além disso, é importante dar prioridades para alimentos leves e de fácil digestão, como frutas não cítricas, verduras e legumes frescos, por exemplo, e alimentar-se em pequenas quantidades mais vezes ao dia.

Leia também: Dieta para refluxo: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-refluxo-gastroesofagico

5. Elevar a cabeceira da cama

Elevar a cabeceira da cama, colocando sobre os pés da cabeceira livros ou tijolos, por exemplo, pode ajudar a aliviar a azia e queimação no estômago, esôfago e garganta causados pelo refluxo gastroesofágico, que normalmente são piores à noite.

Isto porque, ao elevar a cabeceira da coma, o ácido do estômago não retorna à boca, aliviando os sintomas do refluxo.

Além disso, é recomendado dormir deitado sob o lado esquerdo, especialmente depois de comer, pois favorece a anatomia natural do estômago, evitando que o ácido suba atá a boca.

6. Evitar situações estressantes

Evitar situações estressantes também é importante para evitar a azia e queimação no estômago, pois o estresse excessivo pode aumentar a produção de ácido pelo estômago, e piorar os sintomas de gastrite, por exemplo. Veja algumas formas de aliviar o estresse.

7. Deixar de fumar

Deixar de fumar é muito importante para aliviar ou prevenir a azia e queimação no estômago, pois o cigarro relaxa os esfíncteres esofágicos, provocando refluxo gastroesofágico. Saiba como parar de fumar.

8. Manter o peso adequado

Manter o peso adequado, com uma dieta orientada pelo nutricionista, ajuda a aliviar a azia e queimação no estômago.

Isso porque a obesidade e sobrepeso aumenta a quantidade de gordura em volta do estômago, fazendo uma pressão sobre o estômago e favorecendo o desenvolvimento do refluxo gastroesofágico.

Leia também: Dieta para Emagrecer: o que comer, evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-para-emagrecer

9. Evitar fazer exercícios isométricos

Evitar fazer exercícios isométricos, como a prancha abdominal e os abdominais comuns, ajudam a aliviar a azia e queimação causados pelo refluxo gastroesofágico, pois podem aumentar a pressão abdominal e favorecer a subida do estômago até a boca.

10. Tomar remédios de farmácia

Alguns remédios de farmácia, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio ou bicarbonato de sódio, ajudam a neutralizar o ácido do estômago, aliviando rapidamente a sensação de azia e queimação.

Esses remédios devem ser usados com indicação do gastroenterologista, de acordo com a causa da azia e queimação, podendo também ser indicados protetores gástricos, como omeprazol ou lanzoprazol, por exemplo. Veja os principais remédios para azia.

Caso a azia e queimação persistam mesmo após a realização do tratamento indicado e cuidados necessários, o gastroenterologista pode recomendar a cirurgia anti-refluxo, que consiste em colocar uma válvula no estômago, para impedir que o conteúdo ácido volte para a garganta. Entenda como essa cirurgia é feita e como deve ser a recuperação.

A nutricionista Tatiana Zanin explica melhor quais os alimentos que podem piorar a azia, além de outras dicas para evitar o aparecimento e a reduzir a intensidade da queimação:

Vídeos relacionados