3 passos para combater a Dor no Joelho

PUBLICIDADE

Para tratar a dor no joelho é aconselhado procurar um ortopedista ou fisioterapeuta, pois eles poderão diagnosticar a causa da dor e assim indicar o melhor tratamento.

A dor no joelho pode ter diversas causas e sempre que este sintoma permanecer por mais de 5 dias, ou sempre que a dor for muito forte e dificultar o caminhar, sentar, subir ou descer escadas deve-se ir ao médico. Mas algumas dicas úteis para tratar a dor nos joelhos enquanto espera pela consulta são:

PUBLICIDADE

1. Aplicar uma compressa gelada

Especialmente se os joelhos estiverem inchados, aquecidos ou avermelhados. Basta colocar uma toalha de tecido fino (como um pano de prato limpo) sobre os joelhos e por cima aplicar um saco com gelo picado ou até mesmo um saco com legumes congelados, deixando atuar por 15 minutos, 2 vezes ao dia.

Veja quando é melhor usar uma compressa quente ou fria no vídeo a seguir.

2. Repouso elevado para desinchar

Evite caminhar ou realizar qualquer outro esforço se os joelhos estiverem doloridos. Deitar-se num sofá e apoie os pés no braço do sofá, colocando uma almofada alta embaixo dos joelhos para ajudar a diminuir o inchaço e consequentemente a dor nos joelhos.

3. Sapatos confortáveis

Use sapatos confortáveis para apoiar bem os pés. O salto deve ser do tipo cunha ou Anabela, de no máximo 2,5 cm, com sola de borracha. Use também roupas confortáveis para facilitar a movimentação.

Outras dicas importantes são: não pular, não correr e não usar salto alto. Tomar um analgésico, como Paracetamol, ou aplicar uma pomada anti-inflamatória, como a Cataflan, pode ajudar a combater a dor no joelho, mas se a dor persistir por mais de 3 dias ou se piorar progressivamente, deve-se ir ao médico, pois pode ser necessário fazer fisioterapia ou nos casos mais graves, realizar uma cirurgia.

Na dor na parte da frente do joelho é muito comum em mulheres jovens que não praticam atividade física, e a principal causa dessa dor é uma situação chamada condromalacia patelar, que é caracterizada pelo atrito do osso da coxa com a patela. Veja como deve ser o tratamento para esta condição clicando aqui

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE