Como tratar a dengue na gravidez

publicidade

O tratamento da dengue na gravidez geralmente é feito no hospital e, por isso, a grávida tem que ficar internada para fazer exames, ficar em repouso, receber soro pela veia, assim como, tomar os remédios analgésicos e antitérmicos como o Paracetamol para controlar a doença e diminuir os possíveis riscos como aborto ou hemorragia.

No entanto, nos casos leves de dengue na gravidez, o tratamento pode ser feito em casa com repouso, uso de Paracetamol e o aumento da ingestão de água para manter a gestante hidratada.

Já nos casos de dengue hemorrágica na gravidez, o tratamento é sempre feito no hospital, com internamento, e pode ser necessário a grávida receber transfusões de sangue.

Dengue na gravidez é perigoso?

A dengue na gravidez é perigosa, pois a coagulação sanguínea fica diminuída e isto pode fazer a placenta se desprender e causar um aborto ou um parto prematuro. Porém se a grávida for bem orientada por um médico e seguir o tratamento corretamente não haverá riscos nem para ela, nem para o bebê.

Quais os riscos da dengue na gravidez?

Os riscos da dengue na gravidez incluem:

  • Aborto, no início da gravidez;
  • Parto prematuro;
  • Hemorragia;
  • Convulsões;
  • Comprometimento do fígado;
  • ​Falência dos rins.

Estes ricos são maiores quando a grávida é infectada no início ou no fim da gravidez, no entanto, se o tratamento for seguido corretamente, a dengue na gravidez não causa riscos na grávida ou bebê.

Dengue na gravidez prejudica o bebê?

Em geral, a dengue não prejudica o desenvolvimento do bebê, mas se a mãe tiver dengue no final da gravidez o bebê pode ser contaminado e apresentar febre, placas avermelhadas e tremores nos primeiros dias, necessitando de ficar internado no hospital para receber tratamento.

Desta forma, a prevenção da dengue é muito importante, especialmente na grávida, e, por isso, o uso de repelentes à base de picaridina, como o exposis gel, pode ser utilizado para evitar o desenvolvimento de um novo quadro de dengue na gravidez.

Veja outras formas de se prevenir em:

publicidade
publicidade