7 dicas para tirar roxo do olho

Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica

Para tirar o roxo do olho pode-se aplicara compressas frias ou mornas, fazer uma drenagem linfática manual ou aplicar pomadas com propriedades anticoagulantes, como a pomada arnica, pois ajudam a reduzir o inchaço e a clarear a mancha roxa.

O olho roxo, também chamado de hematoma periorbital, pode surgir devido a traumas ou pancadas na face, como nos casos de acidentes durante esportes de contato, mas também pode surgir após cirurgia no nariz ou estéticas, por exemplo. 

Essas dicas podem se feitas em casa quando a região somente inchada, dolorida e roxa, para ajudar a acelerar a recuperação do olho roxo. No entanto, se a região estiver ensanguentada ou suja de terra ou outras substâncias, ou exista suspeita de fratura, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.​

Imagem ilustrativa número 1

7 dicas para tirar roxo do olho

Algumas formas para tirar o roxo do olho são:

1. Aplicar compressas frias

Aplicar compressas frias na região onde o olho está roxo ajuda a diminuir a dor e aliviar o inchaço no local.

É recomendado que a aplicação de compressas frias seja feita imediatamente após o episódio de trauma ou pancada, e por até 48 horas após.

Para fazer a compressa fria, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar o saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel em uma toalha limpa e seca e aplicar sobre a pele roxa.

O tempo máximo do uso total da compressa fria é de 15 minutos, mas este procedimento pode ser realizado várias vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 1 hora.

É importante não pressionar a compressa sobre o olho e não aplicar gelo ou a compressa fria diretamente na pele, para evitar queimaduras.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Aplicar compressas mornas

Após 48 horas, a região deve estar menos inchada e dolorida e a marca roxa deve estar mais amarelada, o que significa uma melhora da lesão.

A partir deste momento, pode ser mais indicado colocar compressas mornas no local, deixando sobre o olho afetado até esfriar. Sempre que esfriar, deve-se trocar a compressa por outra que esteja morna.

O tempo total de uso das compressas mornas deve ser de aproximadamente 20 minutos, duas vezes ao dia.

3. Fazer drenagem linfática manual

A drenagem linfática manual para tirar o roxo do olho ajuda a desobstruir os vasos linfáticos, reduzindo o inchaço e a roxidão em poucos minutos, mas precisa ser feita corretamente para alcançar seus objetivos.

Para fazer a drenagem linfática manual deve-se colocar os dedos na lateral do rosto e deslizá-los em um movimento circular desde o canto externo do olho até a parte de trás das orelhas.

Outra massagem que pode ser realizada, é colocando os dedos na pálpebra superior e, realizando movimentos circulares, direcionar a linfa para as orelhas. Veja como fazer a drenagem linfática no rosto.

4. Aplicar pomada para hematoma

As pomadas para hematoma, como a pomada de polissulfato de mucopolissacarídeo, que tem o nome comercial Hirudoid, pode ser aplicada para ajudar a tirar a mancha roxa do olho causada por pancadas ou traumas.

Essa pomada pode ser aplicada de 3 a 4 vezes por dia, até o desaparecimento dos sintomas, ou conforme orientação médica.

Deve-se ter o cuidado para não aplicar a pomada Hirudoid dente do olho. Caso ocorra contato acidental, deve-se lavar o olho abundantemente com água e consultar o oftalmologista.

5. Usar chá de camomila

O chá de camomila pode ser usado na forma de compressas aplicadas sobre o roxo do olho, pois tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que ajudam a aliviar o inchaço e o desconforto. 

Para fazer a compressa de chá de camomila, deve-se adicionar 20 a 30 g de flores de camomila secas ou frescas em 500 mL de água fervente e deixar repousar por 15 minutos.

Em seguida, coar e deixar esfriar naturalmente ou colocar a infusão de camomila por 10 a 20 minutos na geladeira. Molhar uma gaze, e aplicar sobre o olho fechado durante 15 a 30 minutos, pelo menos 2 vezes por dia.

Outra opção é usar o saquinho de chá de camomila para preparar a infusão e aplicar o saquinho sobre o olho afetado, após ter esfriado em geladeira.

6. Aplicar gel de babosa

O gel de babosa, extraído das folhas da planta medicinal Aloe vera, ajuda a clarear a pele e reduzir a inflamação causada por pancadas ou traumas na região periorbital, sendo outra boa opção para tirar o roxo do olho. Veja outros benefícios da babosa.  

Para usar o gel de babosa, deve-se lavar as folhas de babosa, cortar ao meio e retirar o gel de dentro da folha, colocando dentro de um recipiente limpo e seco.

Em seguida, umedecer um gaze com o gel e passar região com mancha roxa na pele cerca de 3 vezes ao dia. 

É importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.

Antes de usar o gel de babosa, deve-se fazer um teste passando um pouco do gel no dorso da mão para saber se tem alergia. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do gel de babosa.

7. Passar pomada de arnica

A pomada de arnica tem ação anticoagulante, sendo indicada para hematomas causados por pancadas ou traumas, ajudando a tirar o roxo do olho mais rapidamente.

Essa pomada pode ser encontrada em farmácias ou preparada em casa. Saiba como preparar a pomada de arnica.

Leia também: 7 remédios caseiros para hematoma (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-hematoma

Quando consultar o médico

É indicado ir ao pronto-socorro quando nas seguintes situações:

  • Piora do roxo no olho ou do inchaço;
  • Dor de cabeça intensa ou tontura;
  • Visão embaçada ou dupla;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Sangramento ou secreção transparente no nariz e/ ou ouvidos;
  • Hematoma atrás das orelhas.

Esses sintomas podem ser indicativos de fraturas na base do crânio que devem ser tratadas imediatamente pelo médico no hospital.