Tratamento caseiro para tirar manchas dos dentes

Um tratamento caseiro para tirar manchas amarelas ou escuras dos dentes causadas pelo café, por exemplo, que serve também para clarear os dentes, é a utilização de uma moldeira de silicone com um gel clareador, como o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio.

Este tratamento caseiro para tirar manchas e clarear os dentes pode ser feito de acordo com os seguintes passos:

  1. Execução da moldeira de silicone pelo dentista, segundo a forma dos dentes e do arco dentário do indivíduo, ou comprar uma moldeira de silicone em lojas de produtos dentários ou na internet, sendo que esta não estará adaptada aos dentes;
  2. Comprar o gel clareador de peróxido de carbamida ou de peróxido de hidrogênio com a concentração indicada pelo dentista, que pode ser de 10%, 16% ou 22% no caso de peróxido de carbamida, ou de 6% a 35% no caso do peróxido de hidrogênio;
  3. Preencher a moldeira com o gel clareador;
  4. Colocar a moldeira na boca, permanecendo o período de tempo determinado pelo dentista, que pode ser de algumas horas, entre 1 a 6 horas no caso do peróxido de hidrogênio, ou durante o sono, entre 7 a 8 horas, no caso do peróxido de carbamida;
  5. Realizar o tratamento todos os dias durante 2 a 3 semanas, porém, em casos específicos, pode ser necessário estender o tempo de tratamento.

Moldeira de silicone e gel clareadorMoldeira de silicone e gel clareador
Colocação do gel clareador na moldeiraColocação do gel clareador na moldeira
Colocação da moldeira na bocaColocação da moldeira na boca

Antes do tratamento, é importante o indivíduo fazer uma limpeza dentária no dentista para remover os resíduos dos dentes e promover um maior contato do gel clareador com os dentes, para que o clareamento seja mais eficaz.

É importante o indivíduo utilizar a concentração do gel indicada pelo dentista porque concentrações superiores podem ser prejudiciais para os dentes e as gengivas, podendo causar a remoção do esmalte ou danos na estrutura dos dentes ou das gengivas.

Além disso, não se deve colocar gel em excesso e é importante utilizar uma moldeira adaptada aos dentes, pois o gel pode sair da moldeira e provocar irritação da gengiva.

Quando o tratamento é feito corretamente, o clareamento dos dentes pode-se manter por até 2 anos. O preço deste tratamento caseiro varia entre 150 a 600 reais, dependendo se o indivíduo compra a moldeira ou o gel por conta própria ou se consultar o dentista.

Atenção: Este tratamento caseiro não é eficaz para tirar pequenas manchas brancas nos dentes, porque estas são causadas pelo excesso de flúor e também não é eficaz nas manchas marrons e acinzentadas causadas pela ingestão de antibióticos, como tetraciclina, na infância. Nestes casos, é recomendado colocar facetas de porcelana, também conhecidas por 'lente de contato para os dentes'. Veja quando esta é uma boa opção e quem não pode colocar no artigo: Quando colocar as Lentes de Contato Dentárias.

Veja também como tirar manchas dos dentes com morango:

Mais sobre este assunto: