Como surge o câncer

PUBLICIDADE

O câncer surge a partir de um erro que ocorre na formação das células do corpo humano, levando ao surgimento de células anormais, já que ocorre uma alteração no DNA, que é responsável pelo código genético de cada indivíduo.

Geralmente, as células saudáveis do organismo do homem, vivem, dividem-se e morrem, porém, as células cancerosas, que são aquelas que estão alteradas, dividem-se de forma descontrolada, dando origem a uma neoplasia, que normalmente é conhecida por tumor. Leia mais sobre esta doença em: Câncer.

Como se forma o câncer

Em um organismo saudável, as células multiplicam-se, sendo que, normalmente as células "filhas" devem ser sempre iguais às células "mães", não tendo alterações.

No entanto, quando uma célula "filha" torna-se diferente da célula "mãe", significa que ocorreu uma mutação genética, e, que pode indicar o surgimento de um câncer.

As células cancerosas, multiplicam-se descontroladamente, levando à formação de tumores malignos que podem atingir outros órgãos, que se chama metástases. A formação de câncer é lenta e passa por diferentes fases, como:

  1. Estágio de iniciação: é a primeira fase do câncer, onde as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos, provocando modificações em alguns de seus genes, porém, nesta não é visível o câncer.
  2. Estágio de promoção: as células transformam-se em célula malignas gradualmente através do contato constante com o agente causador do câncer;
  3. Estágio de progressão: é a fase em que se dá a multiplicação descontrolada das células alteradas, evoluindo até o surgimento dos sintomas. Leia mais em: Sintomas de câncer.

Os fatores que podem provocar o câncer são agentes que provocam alterações nas células saudáveis e, quando a exposição é prolongada há maior chance de desenvolver câncer.

Causas do câncer

As mutações genéticas podem ser causadas por motivos internos, como doenças, ou por motivos externos, como o ambiente.

Assim, o câncer pode surgir devido:

  • Radiação intensa: através da exposição solar, aparelhos para ressonância magnética ou solário, por exemplo;
  • Inflamação crônica: pode ocorrer a inflamação de algum órgão, como intestino, havendo maior chance de desenvolver câncer;
  • Fumo: o tabaco, por exemplo é uma fonte que potencia o câncer
  • ​Vírus: como hepatite B ou C ou o papiloma humano, são em alguns casos, responsáveis pelo câncer.

Em alguns casos, a causa do câncer ainda é desconhecida e, a doença pode-se desenvolver em qualquer órgão do organismo, espalhando-se para outras regiões do corpo através do sangue, sendo o nome do câncer de acordo com o órgão afetado.

Leia também:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE