Como saber se é dengue

publicidade

Para saber se o que se tem é dengue, note se além de febre alta durante pelo menos 7 dias, possui no mínimo mais dois dos seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça
  • Dor no fundo dos olhos
  • Dor muscular: dor por todo o corpo
  • Dor nas articulações
  • Cansaço fácil: já acordar cansado
  • Pintinhas vermelhas pelo corpo com ou sem coceira

Outro fator a se considerar, para se ter certeza de que se trata de um quadro de dengue, é ter estado nos últimos 15 dias em áreas de epidemia de dengue.

Diagnóstico da dengue

O diagnóstico da dengue deve ser feito pelo médico, ao observar os sintomas que o indivíduo apresenta. Se ele achar necessário, pode pedir um exame de sangue para confirmar a infecção pelo vírus da dengue.

Para diagnosticar a doença, recomenda-se ir ao médico o mais rápido possível, para que este indique a melhor forma de tratamento. Iniciar o tratamento sem o consentimento do médico é perigoso e pode levar à morte, pois existem vários medicamentos que agravam a doença e podem levar a um quadro de hemorragia, que é uma complicação potencialmente fatal da dengue.

Tratamento para dengue

O tratamento para dengue consiste em repouso e hidratação, o médico poderá indicar um analgésico, como a Dipirona para baixar a febre, ou o Paracetamol para aliviar as dores, mas não se deve tomar nenhum outro medicamento, pois pode agravar a doença.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade