Como saber se é dengue

publicidade

Para saber se é dengue é importante estar atento aos sintomas que, normalmente, surgem 4 a 7 dias após a picada de um mosquito, e que se iniciam por febre acima de 38º C, mas que após algumas horas pode ser acompanhada de:

  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor no fundo dos olhos;
  • Dificuldade para movimentar as articulações;
  • Dor muscular em todo o corpo;
  • Tonturas, náuseas e vômitos;
  • Pintinhas vermelhas pelo corpo com ou sem coceira

Assim, caso surja febre acompanhada de dois ou mais sintomas dos referidos anteriormente é recomendado ir ao pronto-socorro para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Veja como é feito o tratamento em: Tratamento da dengue.

Já no caso da dengue hemorrágica, os sintomas também podem incluir sangramentos excessivos que, geralmente, se manifestam como manchas vermelhas na pele, hematomas e sangramentos frequentes do nariz ou gengivas por exemplo.

Além disso, o risco de ter dengue é maior durante o verão e em regiões úmidas, devido à facilidade de desenvolvimento do mosquito da dengue, também conhecido por Aedes Aegypti. Veja como combater o mosquito em: Como identificar o mosquito da dengue.

Exame para identificar a dengue

O exame mais utilizado para identificar a dengue é o exame de sangue que avalia a presença de anticorpos para dengue no organismo, sendo que quando é positivo indica que se está infectado pelo vírus.

No entanto, em muitos casos o médico pode fazer o diagnóstico da doença apenas através da observação dos sintomas e avaliação do historial do paciente.

A melhor forma de evitar a dengue é protegendo-se, veja como em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade