Como saber se é apendicite

publicidade

Para saber se é apendicite, o médico apalpa o abdômen do paciente deitado de barriga para cima. A característica mais marcante da apendicite aguda é a dor abdominal, no lado direito, muito forte e que se inicia próximo ao umbigo, mudando de lugar com o passar das horas.

A barriga vai ficando mais inchada e mais dolorida. Por vezes, pode haver febre baixa constante e vômitos associados. A contração muscular dos músculos abdominais aumenta a dor e, em geral, confirma o diagnóstico de apendicite.

Exames para o diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico da apendicite, além de observar os sinais clínicos da doença, o médico deverá solicitar exames que evidenciam a inflamação do apêndice e excluem a hipótese de outras doenças. Pode-se realizar um raio-x de abdômen, tomografia ou ressonância magnética, e exames de urina, fezes e de sangue. Assim que o médico identificar a doença, o tratamento deverá ser iniciado.

Tratamento para apendicite

Para o tratamento da apendicite, uma cirurgia para retirada do apêndice se faz necessária, pois a inflamação poderia voltar e o risco de rompimento do órgão seria maior, o que aumentaria as chances de morte do indivíduo.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 26/09/2014 Última atualização da página: 25/08/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.