Suor excessivo: 8 principais causas (e o que fazer)

Atualizado em novembro 2023

O suor excessivo normalmente é causado por emoções fortes, como estresse, medo, dor ou ansiedade, mas também pode ser causado pelo uso de alguns medicamentos, como antidepressivos e antipsicóticos. Em casos mais sérios, pode ainda indicar problemas graves como tuberculose e até câncer.

A produção excessiva de suor, também chamada hiperidrose, pode afetar a palma das mãos, pés, axilas, rosto e pescoço, mas também pode acontecer em qualquer outra parte do corpo. Além disso, dependendo da sua causa, pode ocorrer com outros sintomas como tremores nas mãos, febre e diarreia, por exemplo.

Caso o suor excessivo ocorra com frequência ou surja associado a outros sintomas, é importante consultar um clínico geral. A identificação da causa é fundamental para indicar o tratamento adequado, que pode envolver medidas para diminuir a ansiedade, remédios e até cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas de suor excessivo

As principais causas de suor excessivo são:

1. Emoções fortes

Emoções fortes como estresse, medo ou dor estimulam a produção de hormônios que levam ao suor excessivo. 

Além disso, podem ocorrer outros sintomas como coração acelerado, respiração rápida e pupilas dilatadas. 

O que fazer: o suor excessivo devido a emoções fortes normalmente não é considerado um problema e tende a diminuir na medida em a situação que o causou passa.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Ansiedade

O suor excessivo é uma situação relativamente comum em pessoas ansiosas. Nesses casos, podem ocorrer outros sintomas como tremores no corpo, sensação de inquietação e dificuldade para se concentrar ou mesmo dormir. Saiba como identificar os sintomas de ansiedade.

O que fazer: em caso de ansiedade, é importante buscar formas de relaxar e se distrair, por meio de técnicas de relaxamento ou exercício físico regular, por exemplo. Além disso, realizar psicoterapia pode ser útil para aprender a lidar com os problemas. Algumas vezes, o tratamento com medicamentos antidepressivos também é indicado.   

3. Uso de remédios

O uso de alguns remédios, especialmente antidepressivos, antipsicóticos e insulina, pode causar suor excessivo. O risco desse efeito é maior quando os medicamentos são utilizados sem indicação médica e em doses acima das recomendadas. Conheça os principais antidepressivos e seus efeitos colaterais.

O que fazer: o suor excessivo normalmente melhora após a suspensão do medicamento ou ajuste da dose. Assim, é importante consultar um médico, preferencialmente aquele que indicou o medicamento, para uma avaliação.

4. Abstinência ao álcool

Quando existe um consumo frequente e em grande quantidade de bebidas alcoólicas, a abstinência pode causar suor excessivo, que tende a ocorrer em até 24 horas após a última ingestão de álcool. Normalmente, também ocorrem outros sintomas como tremores no corpo, ansiedade, dificuldade para dormir e coração acelerado.  

O que fazer: o suor excessivo tende a melhorar dentro de uma semana após diminuir ou parar o consumo de álcool. Em caso de suspeita de dependência, é importante procurar ajuda de um psiquiatra para uma avaliação e orientação adequada. Confira como é o tratamento para a dependência do álcool.

5. Menopausa

O suor excessivo causado pela menopausa geralmente ocorre à noite e está associado à sensação de calor intenso. A menopausa também pode provocar outros sintomas típicos como alterações do humor e diminuição do desejo sexual.

O que fazer: em caso de suspeita de menopausa é importante consultar um ginecologista para uma avaliação e iniciar o tratamento apropriado, que pode envolver a reposição hormonal e medicamentos antidepressivos. Entenda melhor como é o tratamento da menopausa.

6. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo normalmente é causado pelo funcionamento anormal da tireoide, que produz uma quantidade maior de hormônios, podendo resultar em suor excessivo. Também podem ocorrer outros sintomas como aumento do apetite, tremores no corpo e diarreia. Veja como identificar os sintomas de hipertireoidismo.

O que fazer: é importante consultar um endocrinologista ou clínico geral em caso de suspeita de hipertireoidismo para confirmar o diagnóstico, identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. O tratamento pode envolver desde o uso de medicamentos beta-bloqueadores até a terapia com iodo radioativo e tireoidectomia.

7. Tuberculose

O suor excessivo causado pela tuberculose normalmente acontece à noite e pode estar associado a outros sintomas como febre, perda de peso e tosse. Além disso, algumas vezes, pode ser notada a presença de sangue no catarro. Conheça os principais sintomas da tuberculose.

O que fazer: o suor excessivo tende a melhorar com o tratamento da tuberculose. Assim, em caso de suspeita é importante consultar um infectologista, pneumologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que geralmente é feito com antibióticos.

8. Câncer

Embora raros, alguns tipos de câncer, como linfoma, leucemia ou feocromocitoma, podem causar suor excessivo. Nestes casos, outros sintomas como febre e perda de peso também podem estar presentes.

O que fazer: em caso de suspeita de câncer é importante consultar um clínico geral para uma avaliação detalhada, que pode envolver exames, como a biópsia de linfonodos e a tomografia computadorizada. Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento depende do tipo de câncer identificado e pode envolver desde quimioterapia até cirurgia.

Vídeos relacionados