Como fazer um curativo

publicidade

​Para fazer um curativo em feridas simples, como em um pequeno corte no dedo, por exemplo, é importante lavar as mãos e, se possível, calçar umas luvas limpas, para desinfetar a ferida prevenindo infeções.

Para fazer o curativo é importante ter em casa soro fisiológico, iodopovidona, band-aid e ligaduras. Saiba o que o kit de primeiros socorros deve conter em: Kit de primeiros socorros.

Desta forma, para se fazer um curativo simples corretamente deve-se:

  1. Lavar a ferida com água fria corrente ou soro fisiológico;
  2. Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo;
  3. Desinfetar a ferida com iodopovidona, como Curativ ou Povidine;
  4. Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo ou band-aid ou curativo pronto que se vende nas farmácias.

O curativo deve ser trocado, no máximo, até 48 horas, sempre que estiver sujo ou de acordo com a indicação do enfermeiro. Além disso, deve-se evitar molhar o curativo, tapando com um saco plástico para tomar banho, por exemplo.

Em casos graves, como cortes profundos ou quando a ferida sangra muito, deve-se fazer a mesma coisa, porém, é preciso ir imediatamente ao pronto socorro ou hospital, pois a pessoa precisa de ser avaliada pelo médico, podendo até precisar de levar pontos.

Como fazer curativo em escaras

O curativo para escaras deve ser sempre feito por um enfermeiro, porém, no caso do curativo sair durante a noite, enquanto a pessoa dorme ou quando o curativo fica molhado durante o banho, o cuidador deve:

  1. Lavar a ferida com água fria da torneira ou soro fisiológico, não tocando com as mãos na ferida;
  2. Secar a ferida com gaze seca sem pressionar ou raspar;​
  3. Cobrir a ferida com outra gaze seca e prender a gaze com um esparadrapo;
  4. Posicionar a pessoa na cama sem pressionar a escara;
  5. Ligar para o enfermeiro e informar que o curativo da escara saiu.

Os curativos para escaras devem sempre ser feitos com gaze e pensos esterilizados para prevenir infeções, pois é uma ferida muito sensível. 

Como fazer curativo em queimadura

Quando uma pessoa faz uma queimadura com água quente, óleo de fritar ou chama de fogão, por exemplo, a pele fica avermelhada e dorida, podendo ser necessário fazer um curativo. Assim, deve-se:

  1. Por água fria corrente por mais de 5 minutos para resfriar a ferida;
  2. Aplicar creme hidratante com efeito refrescante e calmante, como Nebacetin ou Caladryl, ou um creme à base de cortisona, como Diprogenta ou Dermazine, que se compra na farmácia;
  3. Cobrir com gaze limpa a queimadura e prender com um esparadrapo.

Caso a queimadura tenha bolhas e a dor for muito forte a pessoa deve ir ao pronto socorro, pois pode precisar de tomar analgésicos pela veia como Tramadol, por exemplo, para aliviar a dor. Saiba mais em: Curativo para queimadura.

Veja também:

publicidade