Como evitar o contágio da Catapora

publicidade

A catapora é uma doença causada por vírus que geralmente atinge as crianças, mas os adultos também podem ser afetados. Seu principal sintoma são as feridas que surgem na pele e provocam intensa coceira.

Para evitar o contágio da catapora os cuidados que se deve ter são:

  • Evitar permanecer em espaços fechados como shoppings, salas de espera, ônibus ou qualquer outro com pouca circulação e renovação do ar.
  • Evitar tocar nas feridas do indivíduo com catapora e manter-se à distância de aproximadamente 1 metro, que é a distância de 2 braços esticados.

A catapora não se pega 2 vezes mas se um indivíduo que já tenha tido catapora pode desenvolver herpes, pois estas doenças são causadas pelo mesmo vírus e por isso, todos precisam ter cuidado.

Cuidados durante a catapora

Durante o tratamento da catapora recomenda-se alguns cuidados como:

  • Só tomar os medicamentos recomendados pelo médico, que geralmente são o Paracetamol para baixar a febre e a pomada anti-alérgica para passar nas feridas que mais coçam;
  • Cortar as unhas bem pequeninas para evitar lesões ao coçar a pele;
  • Tomar um banho frio a cada 4 horas nos primeiros 2 dias para aliviar a coceira;
  • Aplicar uma toalha molhada em água fria nos locais que mais coçam;
  • Lavar as mãos com sabonete antisséptico como o Protex no mínimo 3 vezes ao dia para eliminar germes das mãos e das unhas, evitando complicações;
  • Evitar o sol e evitar transpirar pois tendem a piorar a coceira;
  • Caso haja feridas dentro da boca, evitar alimentos salgados e cítricos;
  • O período de contágio da catapora é em torno de 1 a 2 dias antes do aparecimento das erupções até que todas as lesões estejam na fase de crosta, durante este tempo o indivíduo com catapora deve evitar estar perto de idosos, crianças, bebês e mulheres grávidas.

Caso o indivíduo com catapora apresente: febre alta; cansaço; prostração ou mal estar excessivo recomenda-se ir a um serviço de urgência, pois há suspeita de complicações.

Prevenção da catapora

A melhor forma de prevenção da catapora é tomar a vacina contra catapora que é feita em 2 doses. Esta pode ser tomada a partir do 1º ano de vida.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 17/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.