Como esterilizar mamadeiras e chupetas

A esterilização de mamadeiras, bicos e chupetas de bebês pode ser feita em água fervente na panela comum, em um recipiente de vidro no micro-ondas ou com um esterilizador de micro-ondas ou elétrico.

Antes de levar as mamadeiras e os bicos para serem esterilizados, deve-se lavá-los normalmente com água e são, utilizando, de preferência, uma esponja exclusiva para lavar os utensílios do bebê.

Veja a seguir como o processo é feito em cada método:

Panela de água fervente

Colocar os objetos em uma panela e cobrir com água, levando ao fogo para ferver. Após a água iniciar a fervura, deve-se deixar os bicos e chupetas por mais cerca de 3 minutos, e as mamadeiras por mais 5 a 10 minutos. em seguida, os objetos devem ser colocados para secar naturalmente sobre um pano limpo.

Deve-se evitar secar os utensílios do bebê com qualquer tipo de pano, para que não ocorra contaminação por micro-organismos e para que não fiquem fiapos do tecido nos objetos. Após a secagem natural, deve-se guardar a mamadeira e os bicos em um recipiente fechado.

Como esterilizar mamadeiras e chupetas

Micro-ondas

A esterilização no micro-ondas pode ser feita utilizando um recipiente de vidro, um recipiente de plástico próprio para micro-ondas ou um esterilizador de micro-ondas.

O procedimento é feito colocando os utensílios no recipiente e cobrindo-os com água, levando ao micro-ondas em potência máxima por cerca de 8 minutos, ou de acordo com a orientação do fabricante do produto.

Em seguida, deve-se deixar as mamadeiras e os bicos secarem naturalmente, antes de guardá-los em um recipiente com tampa.

Esterilizador elétrico

É um aparelho elétrico que esteriliza os utensílios do bebê através do vapor quente de água e, para utilizá-lo, deve-se seguir as recomendações do fabricante.

Em geral, o procedimento dura cerca de 7 a 8 minutos, e o aparelho traz a vantagem de desgastar menos os objetos, prolongando sua vida útil. Após o processo, pode-se deixar os utensílios secando no próprio aparelho antes de guardá-los em um recipiente fechado.

Com que frequência e porque esterilizar

A esterilização das chupetas e mamadeiras deve ser feita antes do primeiro uso, quando os objetos são novos, e em seguida deve ser feita 1 vez por dia até o primeiro ano de vida ou sempre que caírem no chão ou entrarem em contato com superfícies sujas.

Além disso, as chupetas e os bicos devem continuar sendo esterilizadas mesmo após o primeiro ano do bebê, e a troca desses objetos deve ocorrer a cada 6 semanas de uso.

Esse procedimento é importante para evitar o desenvolvimento de micro-organismos nos bicos, chupetas e mamadeiras do bebê, que podem acabar causando problemas como infecções intestinais, diarreia e cáries, pois as crianças são frágeis e não têm o sistema imunológico completamente desenvolvido.

Que tipo de utensílios comprar

O plástico que compõe as mamadeiras e chupetas do bebê devem ser livre de bisfenol A, também conhecido como BPA, e ftalatos, que são substâncias liberadas quando esses objetos entram em contato com o calor e que podem ser tóxicas para o bebê.

Assim, deve-se sempre comprar produtos que tenham a indicação no rótulo de que são livres desses compostos, trazendo normalmente as seguintes informações: sem PVC, sem DEHP ou free HDPE e BPA-free. A mesma regra vale para todos os outros objetos da criança, como brinquedos e chocalhos.

Para evitar doenças no bebê, veja também:

Mais sobre este assunto: