Como desentupir o nariz do bebê

publicidade

Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, por exemplo usar soro fisiológico, banho morno, "bombinha"(aspirador nasal), travesseiro mais alto.

O bebê com o nariz entupido não dorme tranquilo, fica mais irritado e não come bem mesmo se estiver sendo amamentado porque tem dificuldade em respirar. Desta forma, cinco ótimas receitas naturais para desentupir o nariz do bebê podem ser:

  • ​​Banho morno: para desentupir o nariz do bebê pode-se dar um banho morno nele, deixando o banheiro ficar com muito vapor, para facilitar a eliminação das secreções. Depois secar muito bem o bebê, vesti-lo e não o deixar ficar em locais com correntes de ar;
  • Soro fisiológico: aplicar 1 gota em cada narina 2 a 3 vezes ao dia;
  • "Bombinha"( aspirador nasal): uma outra forma de desentupir o nariz do bebê é retirar a secreção pelas narinas através de uma bombinha, que se vende nas farmácias em forma de pêra, como mostra a imagem 1. Deve-se apertar o corpo da bombinha e depois enfiar a parte transparente na narina do bebê e, então, soltá-la, pois assim, a secreção ficará retida dentro da bombinha.
  • Travesseiro embaixo do colchão: colocar uma almofada ou um travesseiro triangular, como mostra a imagem 2, por baixo do colchão do berço do bebê também é uma ótima forma de desentupir o nariz do bebê. Assim, a cabeceira fica mais elevada e a secreção não fica acumulada na garganta, deixando o bebê dormir sossegado.
  • Sucos: caso o bebê esteja muito resfriado, recomenda-se ainda oferecer suco de laranja puro ou de acerola, várias vezes ao dia. Mas, isso só deve ser feito se o bebê já tiver iniciado a alimentação diversificada, após os 4 ou 6 meses de vida.

​​

Os remédios de farmácia só devem ser utilizados sob orientação médica e, sempre que possível, devem ser evitados.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 02/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.