Como armazenar o leite materno

publicidade

Para armazenar o leite materno, tirado manualmente ou com bomba, deve-se colocá-lo em um recipiente próprio, que pode ser comprado nas farmácias ou em frascos e sacos que podem ser esterilizados em casa e, que devem ser colocados na geladeira, congelador ou freezer.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, ajudando-o a crescer e a evitar doenças, como alergias e, mesmo congelado é mais saudável do que qualquer leite artificial e, por isso, não deve ser desperdiçado. Saiba mais em: Benefícios do leite materno para o bebê.

Como tirar leite materno

Para tirar leite materno, a mulher deve:

  1. Ficar confortável, prendendo o cabelo e retirando a blusa e sutiã;
  2. Lavar as mãos com água e sabão;
  3. Massagear a mama com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares à volta da aréola;
  4. Tirar o leite, manualmente ou com a bomba. No caso se ser manualmente, deve colocar o frasco debaixo da mama e fazer alguma pressão na mama, esperando que saiam gotas de leite. Se usar a bomba basta colocá-la na mama e ligá-la, esperando que o leite saia.

Depois de tirar o leite, é fundamental colocar no recipiente a data e a hora em que foi tirado, para que a mulher consiga saber se o leite está bom para dar ao bebê.

Quando tirar o leite materno

Quando a mulher produz bastante leite, deve armazená-lo, pois seu leite é o melhor alimento para o bebê.

Desta forma, é importante tirar o leite sempre depois do bebê terminar de mamar e, no mínimo, 1 mês antes da mãe voltar ao trabalho, já que serve para que o organismo produza gradativamente mais leite do que aquele que o bebê acostumou a mamar.

Quanto tempo o leite pode ser armazenado

O leite materno pode ficar armazenado em congelador por 15 dias ou na geladeira por 12 horas, de preferência na primeira prateleira e nunca na porta da geladeira.

No entanto, abrir a porta da geladeira ou congelador, pode diminuir a temperatura do congelador, podendo prejudicar a qualidade do leite, e por isso, é aconselhado evitar abrir a geladeira ou o congelador com frequência. Saiba mais em: Conservação do leite materno.

Recipiente para armazenar o leite

O leite retirado deve ser colocado em recipiente próprio, que pode ser comprado nas farmácias, que são bem fechados, selados e esterilizados.

No entanto, também se pode armazenar o leite em um frasco de vidro esterilizado em casa com tampa de plástico, como os frascos de Nescafé ou em sacos de congelação adequados e colocados em locais de refrigeração, como geladeira, congelador ou freezer. Saiba como esterilizar em: como esterilizar mamadeira e chupeta.

Estes recipientes devem ser cheios, deixando 2 cm por encher na borda de fechar e, pode-se por no mesmo recipiente leite de mamadas diferentes até completar o volume do recipiente, porém deve-se registrar a data da primeira retirada do leite.

Como descongelar o leite materno

Para descongelar o leite materno, deve-se:

  • Usar o leite que está guardado há mais tempo, devendo ser utilizado em 24 horas;
  • Retirar o leite do congelador algumas horas antes de utilizar, deixando descongelar à temperatura ambiente ou na geladeira;
  • Colocar o frasco com leite que o bebê vai beber, numa panela com água morna e deixar esquentar em banho-maria.

Caso o recipiente de armazenamento tenha mais quantidade de leite do que aquele que o bebê vai beber, deve apenas aquecer aquele que vai ser consumido e manter congelado o restante, pois não se deve congelar novamente o leite, depois de descongelar, devendo-se jogar fora o leite que sobrar da mamadeira ou copo.

O leite congelado não deve ser aquecido no fogão ou no micro-ondas porque o aquecimento não é uniforme e pode provocar queimaduras na boca do bebe, além de destruir as proteínas do leite.

Como transportar o leite congelado

No caso de a mulher ter tirado leite e precisar de o transportar do trabalho para casa, por exemplo ou durante uma viagem, deve utilizar um saco térmico e renovar o gelo a cada 24 horas.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade