Como Armazenar o Leite Materno

publicidade

Para armazenar o leite materno, antes de começar a espremer ou usar a bomba, a mama deve ser massageada para que durante a ordenha o leite flua melhor com maior volume.

O leite retirado deve ser então colocado em recipiente próprio, que pode ser comprado nas farmácias e nestes casos estão selados e esterilizados ou em um frasco de vidro esterilizado em casa com tampa de plástico, como os frascos de Nescafé.

Leia sobre como esterilizar mamadeira e chupeta ou recipientes para armazenar o leite em casa.

O leite materno pode ficar armazenado em congelador por 15 dias ou na geladeira por 12 horas, de preferência na primeira prateleira e nunca na porta da geladeira.

É importante retirar o leite sempre depois do bebê terminar de mamar e, no mínimo, 1 mês antes da mãe voltar ao trabalho. Isso serve para que o organismo produza gradativamente mais leite do que aquele que o bebê acostumou a mamar.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 20/10/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.