Como ajudar o bebê a Engatinhar mais rápido

​O bebê geralmente começa a engatinhar entre os 6 e os 10 meses, pois nesta fase já consegue ficar deitado de barriga para baixo com a cabeça bem erguida e já tem força suficiente nos ombros e nos braços, e também nas costas e no tronco para conseguir engatinhar.

Por isso, se o bebê já apresenta algum interesse em engatinhar e já consegue ficar sentado sozinho, sem apoio, seus cuidadores podem ajudá-lo a engatinhar com algumas estratégias simples, como as que indicamos a seguir.

6 brincadeiras para estimular o bebê a engatinhar

Como ajudar o bebê a Engatinhar mais rápido
  1. Levantar o bebê no ar: enquanto está falando ou cantando para ele, porque isto faz com que ele contraia os músculos abdominais que o ajudarão a aprender a engatinhar;
  2. Deixar o bebê a maior parte do tempo no chão, deitado de barriga para baixo: evitando colocar o bebê na cadeira de descanso ou na cadeira da papa, faz com que o bebê se acostume ao chão e desenvolva maior força muscular nos ombros, braços, costas e tronco, preparando-se para engatinhar;
  3. Colocar um espelho de frente para o bebê quando o bebê estiver deitado de barriga para baixo: porque isto faz com que ele seja atraído pela sua imagem e tenha mais vontade de se aproximar do espelho;
  4. Colocar os brinquedos do bebê um pouco afastados dele: para que ele tente pegar sozinho.
  5. Colocar uma das mãos apoiada na sola do pé do bebê, quando ele já estiver de barriga para baixo: Isso fará com que ele naturalmente, ao se esticar, faça força contra as mãos e engatinhe.
  6. Engatinhar ao lado do bebê: ao observar como se faz, o bebê tende a querer imitar o movimento, facilitando seu aprendizado.

A maior parte dos bebês começa a engatinhar com 6 meses, mas cada criança se desenvolve de um jeito e não se pode ficar comparando seu desenvolvimento com o de outras crianças. No entanto, se o bebê já completou 8 meses e ainda não consegue engatinhar, pode haver um atraso no desenvolvimento, que deve ser investigado pelo pediatra.

Assista o vídeo para saber como o bebê se desenvolve e como você pode ajudá-lo a engatinhar:

Como garantir a segurança do bebê que está engatinhando

Para garantir a segurança do bebê que está engatinhando, e descobrindo um mundo novo à sua frente, deve-se:

  • Tapar todas as tomadas das paredes e eliminar todos os fios que possam causar acidentes;
  • Retirar do chão os objetos que o bebê possa engolir, tropeçar ou se machucar;
  • Vestir o bebê com roupas que facilitam sua movimentação;
  • Não deixar no chão lençóis e cobertores que possam asfixiar o bebê.

Uma boa dica é colocar joelheiras próprias para o bebê para evitar que os joelhinhos fiquem vermelhos e calçar meias ou sapatinhos para que os pés não fiquem frios.

Além disso, os sapatinhos do bebê que está engatinhando devem ser reforçados na parte da frente para proteger os dedinho e para que tenham maior durabilidade. Veja outros cuidados que deve ter ao comprar os sapatos para o bebê a partir de agora: Conheça as características do melhor sapato para o bebê.

Depois do bebê conseguir engatinhar sozinho é provável que em poucos meses ele comece a se aventurar e querer andar, ficando de pé na estante ou no sofá, treinando o equilíbrio do corpo. Nesta próxima fase do desenvolvimento infantil pode parece tentador colocar o bebê num andador para que ele aprenda a andar mais rápido, no entanto isso não é o ideal. Entenda porque os andadores para bebês são desaconselhados.

Se você gostou desse conteúdo, também poderá gostar de:

Mais sobre este assunto: