Combater o calor na menopausa

publicidade

Para combater o calor na menopausa é indicado o consumo de alimentos que contêm fito hormônios, porque eles atenuam a variação hormonal. Alguns exemplos são a soja, seus derivados e inhame. Outras dicas úteis para vencer as ondas de calor típicas da menopausa são:

  • Tomar uma bebida refrescante
  • Molhar os pulsos, atrás do pescoço e a testa com água fresca
  • Borrifar o rosto com água fresca
  • Usar um leque ou um pequeno ventilador portátil

É importante que a água esteja fresca e não gelada, porque a água gelada em contato com a pele levará ao aumento da temperatura do corpo. 

Remédio caseiro para combater o calor na menopausa

Para combater o calor na menopausa pode-se tomar diariamente uma xícara de chá de Ruibarbo, porque esta planta medicinal contém fito hormônios que ajudam a diminuir as ondas de calor frequentes na menopausa.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) das raízes picadas de Ruibarbo (as folhas não devem ser consumidas)
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Acrescente as folhas de Ruibarbo na água fervente e deixe repousar por alguns minutos. Quando esfriar, coe e beba a seguir. Deve-se tomar de 2 a 3 xícaras ao dia, ou 1 cápsula de ruibarbo por dia, para uma melhora significativa dos sintomas da menopausa.

Alimentação para evitar o calor na menopausa

Na alimentação para evitar o calor na menopausa é indicado:

  • Evitar o consumo de alimentos açucarados, salgados e muito condimentados
  • Aumentar o consumo de frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina
  • Consumir alimentos derivados de soja, como o tofu
  • Sementes de linhaça

Para diminuir a frequência destas ondas de calor, recomenda-se ainda evitar refeições muito pesadas, as mudanças bruscas de temperatura, como sair de uma sala com ar condicionado diretamente para o calor da rua, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

As ondas de calor da menopausa são causadas por uma alteração no hipotálamo, responsável por regular a temperatura corporal. Com essa alteração é gerada a sensação de ondas de calor que deixam a pele do tórax, pescoço e do rosto avermelhadas por alguns minutos, seguidas de muito suor.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 26/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.