Coma Alcoólico - Saiba os Sinais de Alerta

PUBLICIDADE

O coma alcoólico acontece quando se bebe descontroladamente, passando dos limites que o corpo permite, sendo causado pelo excesso de álcool no corpo e no sangue. O coma alcoólico que não for rapidamente tratado pode levar a morte, sendo considerado um estado grave, sendo por isso importante chamar o SAMU ou uma ambulância logo que a pessoa aparente estar muito bêbeda ou caso tenha perdido os sintomas.

Alguns sinais de alerta como dificuldade em andar reto e se manter de pé, dificuldade em formar frases ou em falar e vômito são alguns dos sintomas que surgem antes da perda de consciência e coma alcoólico, sendo importante estar atento a estes sintomas.

Quando pode ser coma alcoólico

Quando ocorre a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e tóxicas para o organismo, podem surgir sintomas como:

  • Desmaio ou perda de consciência;
  • Sonolência excessiva;
  • Dificuldade em articular palavras ou frases;
  • Vomito e tonturas;
  • Dificuldade em andar reto e se manter de pé.

Coma Alcoólico - Saiba os Sinais de Alerta

É muito importante estar atento ao surgimento destes sintomas, especialmente aos sintomas de aviso como a dificuldade em articular palavras ou frases, sonolência e vômito que podem anteceder o coma alcoólico que acontece quando ocorre o desmaio e perda de consciência.

O que fazer em caso de coma alcoólico

No local, não existe nenhum tratamento que possa ser feito, porém é importante deitar o individuo para evitar quedas e traumas na cabeça, pois a perda de consciência pode sempre surgir a qualquer altura.

Caso identifique alguns dos sintomas que podem levar ao coma alcoólico como sonolência excessiva, dificuldade em articular palavras ou frases, vomito, tonturas ou desmaio, deve chamar o SAMU ou uma ambulância para que a pessoa possa ser socorrida rapidamente.

Além disso, até o SAMU chegar, deve manter a pessoa deitada de lado, na chamada posição lateral de segurança para evitar possíveis sufocamentos com vômito. Veja como pode por em prática esta técnica de segurança em Posição lateral de segurança.

Tratamento para coma alcoólico

O tratamento do coma alcoólico pode ser feito com soro diretamente na veia para hidratação, no qual pode também ser adicionado glicose intravenosa ou outras vitaminas para dar energia ao organismo e ajudar na recuperação.

Coma Alcoólico - Saiba os Sinais de Alerta

Além disso, nos casos mais graves pode mesmo ser necessária uma lavagem no estômago, terapia com oxigênio e a retirada do excesso de álcool no sangue usando a técnica de hemodiálise para filtrar o sangue.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE