Como é feita a Colposcopia

PUBLICIDADE

A colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista para avaliar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma bem detalhada, buscando sinais que podem indicar inflamação​ ou presença de doenças, como HPV e câncer.

Esse exame não dói, mas pode causar um pequeno desconforto e uma sensação de ardor quando o ginecologista aplica produtos que ajudam a observar melhor o colo do útero e a vagina.

PUBLICIDADE

A colposcopia normalmente é solicitada pelo médico após um resultado anormal do papanicolau e o seu preço é em torno de de 100 a 400 reais, variando de acordo com a clínica e com a necessidade de fazer ou não biópsia.

Como é feita a Colposcopia

O que acontece durante o exame

Durante o exame, a mulher deve retirar a roupa da parte inferior do corpo e deitar na maca do ginecologista com as pernas afastadas, quando o médico irá realizar as seguintes etapas do procedimento:

  1. Introduzir um pequeno instrumento chamado espéculo na vagina, para manter o canal vaginal aberto e permitir uma melhor observação;
  2. O colposcópio, equipamento que parece um binóculo, é colocado em frente à mulher para permitir uma visão aumentada da vagina, vulva e colo do útero;
  3. O médico aplica diferentes produtos no colo do útero para identificar alterações na região. Neste momento, a mulher pode sentir um pouco de ardor;

Caso sejam identificadas alterações, o médico pode coletar uma pequena amostra da região para enviar para biópsia em um laboratório.

Além disso, durante o procedimento o médico também pode utilizar o instrumento para tirar fotografias ampliadas do colo do útero, da vulva ou da vagina para colocar no relatório final do exame.

Como se preparar para o exame

O preparo para a colposcopia inclui evitar nos 2 dias anteriores ao exame ter contato íntimo, mesmo que com o uso de camisinha, evitar introduzir qualquer medicamento ou objeto na vagina, como cremes e absorventes internos, e evitar duchas vaginais.

Além disso, a mulher não deve estar menstruada e deve levar o resultado do último exame de papanicolau.

Colposcopia durante a gravidez

A colposcopia também pode ser realizada normalmente durante a gravidez, pois não causa nenhum dano ao feto, mesmo que o procedimento seja feito com biópsia.

Caso seja identificada alguma alteração, o médico irá avaliar se o tratamento pode ser adiado para depois do parto, quando um novo exame será feito para avaliar a evolução do problema.

Veja quais são os sintomas de câncer de colo do útero.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE