Colposcopia

publicidade

A colposcopia é um exame ginecológico geralmente solicitado após um resultado anormal do papanicolau. Na colposcopia é utilizada uma lente de aumento para inspecionar a vulva, a vagina e colo do útero em busca de sinais que podem indicar uma inflamação ou o câncer, por exemplo. 

Alguns cuidados ao realizar a colposcopia são:

  • Não tomar anticoncepcional 2 meses antes do exame;
  • Realizar a colposcopia entre 9 e 14 dias após a menstruação;
  • Não ter contato íntimo pelo menos 48 horas antes do exame.

​​Estes cuidados são importantes pois não respeitar estas regras pode alterar o resultado do exame.

A colposcopia não dói e por isso a mulher não precisa de anestesia durante o exame, no entanto algumas mulheres podem relatar uma sensação de ardor quando o médico aplica as soluções reagentes.

Colposcopia com biópsia

A colposcopia com biópsia consiste na realização do exame com a retirada de um pedacinho do útero para posterior análise laboratorial.

Preço da colposcopia

O preço de uma colposcopia varia entre 100 e 300 reais dependendo do local onde o exame será realizado e se o exame inclui biópsia ou não.

Como é feita a colposcopia

A colposcopia é feita através da colocação de um espéculo vaginal no interior da vagina, mas o colposcópio permanece a uma distância de cerca de 30 centímetros desta área. Ao observar as regiões internas da mulher o médico poderá aplicar uma solução à base de vinagre e outra à base de iodo em toda área a fim de visualizar qualquer alteração dos tecidos que compõe a vagina, colo do útero e útero. Se o médico observar áreas que contém células alteradas ele poderá retirar um pedacinho do tecido suspeito, enviando-o para análise laboratorial.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 18/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.