Colposcopia

publicidade

A colposcopia é um exame ginecológico realizado pelo médico ginecologista, que serve para inspecionar a vulva, a vagina e o colo do útero em busca de sinais que podem indicar uma alteração do epitélio ou inflamação​, sendo geralmente solicitado após um resultado anormal do papanicolau.

A colposcopia não dói e por isso a mulher não precisa de anestesia durante o exame, no entanto algumas mulheres podem sentir um ligeiro desconforto e uma sensação de ardor quando o ginecologista aplica uma ou várias soluções reagentes para observar melhor o colo do útero e a vagina.

Na colposcopia, o ginecologista insere um espéculo no interior da vagina e depois observa as regiões internas da mulher com o colposcópio, que fica fora do corpo da mulher, a uma distância de cerca de 30 centímetros. Para observar melhor, o médico poderá aplicar uma solução à base de vinagre e outra à base de iodo no local do colo do utero e paredes vaginais.

Preparo da Colposcopia

O preparo da colposcopia geralmente inclui:

  • Realizar a colposcopia entre 9 e 14 dias após a menstruação;
  • Não ter contato íntimo vaginal no mínimo 48 horas antes do exame;
  • Não usar absorvente interno tipo o.b. ou remédios vaginais pelo menos 48 horas antes do exame;
  • Não fazer duchas vaginais no mínimo 48 horas antes do exame.

​​Estes cuidados são importantes, pois não respeitar estas regras pode alterar o resultado do exame.

Depois do exame, a mulher não precisa ter nenhum cuidado especial, mas poderá ter sangramentos leves nos 2 dias seguintes à realização do exame.

Colposcopia com biópsia

A colposcopia com biópsia consiste na realização do exame de colposcopia normal, no entanto, com a retirada de um pedacinho de tecido suspeito, quando o médico observa áreas com células alteradas, para posterior análise laboratorial.

A colposcopia com biópsia dói, pois o médico tem que retirar um pouco de tecido do colo uterino, vagina ou vulva e a mulher pode ainda sentir dor e ter pequenos sangramentos nos próximos 2 dias.

Além disso, durante a semana seguinte à colposcopia com biópsia, a mulher não deve usar absorventes internos, não deve fazer duchas vaginais, nem ter contatos íntimos vaginais.

Preço da Colposcopia

O preço de uma colposcopia varia entre 100 e 300 reais dependendo do local onde o exame será realizado e se o exame inclui biópsia ou não.

Indicações da Colposcopia

A colposcopia geralmente é indicada após um exame de papanicolau alterado, podendo ser utilizada para diagnosticar HPV, inflamação do colo uterino, alterações pré-cancerosas do colo do útero, vulva ou vagina, ou câncer vaginal, do colo do útero ou da vulva.

Veja também:

publicidade
publicidade