Entenda O que é Colpite

A colpite é uma inflamação da vagina e do colo do útero, que em algumas mulheres, causa como sintoma um corrimento vaginal branco, leitoso. Ela pode ser provocada bactérias e é muito comum em mulheres que tenham contatos íntimos frequentemente, especialmente nas que não usam preservativo durante a relação.

A colpite também pode ser chamada de vaginite ou vaginose bacteriana porque pode ser causada por protozoários, fungos ou bactérias como:

  • Trichomonas vaginallis;
  • Candida Albincans;
  • Gardnerella vaginalis;
  • Mycoplasma hominis;
  • Prevotella sp ou
  • Mobiluncus sp. 

Para saber qual o micro-organismo envolvido é indicado ir ao ginecologista ou urologista e informar sobre seus sintomas. O médico irá observar atentamente a região íntima e indicar a realização de exames para confirmar a doença. No entanto, já nessa consulta ele poderá indicar o uso de medicamentos para controlar a colpite.

Entenda O que é Colpite

Sintomas da colpite

A inflamação vaginal pode gerar um leve corrimento vaginal esbranquiçado, semelhante ao leite, geralmente homogênio, mas que pode ser bolhoso. Algumas mulheres relatam o odor de peixe, que tende a piorar após o contato íntimo, e não há sinais inflamatórios como coceira, vermelhidão ou inchaço.

Para o diagnóstico da colpite são necessários exames como o papanicolau, teste schiller ou colposcopia, sendo que o papanicolau pode ser menos específico e não evidenciar a inflamação vaginal e por isso nem sempre é recomendado.

Tratamento para colpite

Para tratar esta inflamação vaginal, indica-se o uso de medicamentos para tomar ou aplicar diretamente nas partes íntimas. Apesar de não ser uma situação grave, ela deve ser tratada o quanto antes, para evitar o agravamento da lesão porque ela facilita a instalação de outras doenças como HPV e AIDS, por exemplo.

Durante o tratamento, é recomendado que a mulher não tenha relações, nem mesmo com preservativo, pois o atrito do pênis na vagina pode ser desconfortável.

Mais sobre este assunto: