Colostro: o que é, para que serve e composição nutricional

Atualizado em maio 2020

O colostro é o primeiro leite que a mulher produz para amamentar o bebê durante os primeiros 2 a 4 dias depois do parto. Este leite materno fica acumulado nas células alveolares dos seios nos últimos meses da gestação, sendo caracterizado por uma cor amarela, além de ser calórico e nutritivo.

O colostro promove o crescimento e a saúde do recém-nascido, fortalece a relação entre a mãe e o bebê e contribui para a maturação do trato gastrointestinal. Além disso, estimula o sistema imune do bebê, garantindo anticorpos que previnem o desenvolvimento de doenças como alergia ou diarreia, por exemplo, além de diminuir o risco de morbidade e mortalidade infantil.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve e qual é a composição

O colostro possui macro e micronutrientes necessários para manter o estado nutricional do bebê e favorecer o seu crescimento, caracterizando-se por ser rico em proteínas, principalmente imunoglobulinas, petídeos antimicrobianos, anticorpos e outras moléculas bioativas que possuem propriedades imunomoduladoras e anti-inflamatórias que ajudam a estimular e a desenvolver o sistema imune do bebê, protegendo contra diversas doenças.

Além disso, o colostro possui cor amarela devido ao fato de ser rico em carotenoides, que são logo transformados no organismo em vitamina A, que também exerce papel fundamental no sistema imune e na saúde visual, além de atuar como antioxidante, ajudando a diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas.

O primeiro leite materno é de fácil digestão, contribuindo para o desenvolvimento do sistema gastrointestinal e favorecendo o estabelecimento de uma microbiota intestinal benéfica, além de ser rica em eletrólitos e zinco.

As características do colostro são apropriadas às necessidade do bebê recém-nascido. Além disso, o colostro dura apenas 2 ou 3 dias, momento em que ocorre a "subida do leite" e inicia o leite de transição, ainda com uma coloração amarelada.

Informação nutricional do colostro

A tabela a seguir indica a composição nutricional do colostro e do leite de transiçã e leite maduro:

  Colostro (g/dL) Leite de transição (g/dL) Leite maduro (g/dL)
Proteína 3,1 0,9 0,8
Gordura 2,1 3,9 4,0
Lactose 4,1 5,4 6,8
Oligossacarídeos 2,4 - 1,3

Durante a amamentação, se a mãe tiver rachadura nos mamilos é normal que saia colostro com sangue mas o bebê pode mamar mesmo assim porque não é prejudicial para ele. 

O médico poderá indicar o uso de uma pomada cicatrizante para os mamilos para ser usada durante toda a amamentação que pode evitar estas rachaduras. No entanto, a principal causa de rachadura nos mamilos é a má pega do bebê para mamar. Confira o guia completo da amamentação para iniciantes