O que fazer para baixar o colesterol total

PUBLICIDADE

​Para baixar o colesterol total alto deve-se seguir uma dieta pobre em alimentos com muita gordura, como carnes "gordas", manteiga e óleos, dando preferência para alimentos de fácil digestão e pouco gordurosos, como as frutas, hortaliças, legumes crus ou cozidos somente com sal e carnes magras.

Além disso, também é importante fazer exercício físico regula e, se o médico achar necessário, tomar remédios que, juntamente com a alimentação e a atividade física, ajudam a manter os níveis de colesterol regulados. Alguns dos medicamentos mais utilizados incluem Sinvastatina, Rosuvastatina, Pravastatina ou Atorvastatina, por exemplo. Saiba mais em: Remédios para baixar o colesterol.

Veja mais dicas da sua nutricionista no vídeo seguinte:

Valores de referência para o colesterol total

Os valores de referência para o colesterol total são de:

  • Normal: Inferior a 200 mg/dl
  • Ligeiramente elevado: 200 a 239 mg/dl
  • Alto: Superior a 240 mg/dl

Valores iguais ou superiores a 240 mg/dl são considerados altos e devem ser tratados através de uma dieta equilibrada, exercícios e, dependendo da gravidade, com o uso de medicamentos.

Sintomas e causas do colesterol total alto

O colesterol total alto não apresenta nenhum sintoma específico, mas pode-se suspeitar de níveis elevados quando se está acima do peso ideal e não se faz uma boa alimentação, pois as principais causas do colesterol total alto envolvem consumo exagerado de gorduras e sedentarismo.

Saiba mais sobre o que constitui o colesterol total e como controlar seus níveis em:

PUBLICIDADE