Conheça as diferenças entre o Colesterol Bom e Ruim

PUBLICIDADE

O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo que é essencial para o seu bom funcionamento. Basicamente, existem 2 tipos de colesterol, o bom - HDL e o colesterol ruim - LDL. A diferença consiste entre eles consiste em:

  • Colesterol bom (HDL) tem a função de retirar o mau colesterol do corpo e levá-lo para o fígado. Ao chegar no fígado, ele será metabolizado e eliminado do organismo.
  • Colesterol ruim (LDL) é perigoso, pois leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o coração e cérebro, podendo levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares como infarto e derrame, por exemplo.

O colesterol ruim é conhecido por LDL, que significa Low Density Lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade, e o colesterol bom é conhecido por HDL, que significa High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade.

Valores de referência do colesterol

Os valores de referência do colesterol bom e ruim são:

  • Colesterol bom (HDL): >60 mg/dl
  • Colesterol ruim (LDL): < 130 mg/dl; sendo abaixo de 100 mg/dl em pacientes com alto risco para doença coronariana.

Pode-se avaliar os níveis de colesterol através de um exame de sangue, solicitado pelo médico.

Para manter os níveis de colesterol adequados é importante uma alimentação saudável, pobre em gorduras e em açúcar, e evitar a vida sedentária, praticando exercícios físicos de forma regular. em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos para baixar o colesterol.

Links úteis:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE