Colesterol alto pode causar Alzheimer

publicidade

Embora as causas do Alzheimer ainda não sejam totalmente esclarecidas sabe-se que alguns fatores podem influenciar no seu desenvolvimento e de acordo com pesquisadores, o colesterol alto é um deles.

Segundo eles, o colesterol alto pode causar o Alzheimer pois a junção desta molécula de gordura com o as toxinas presentes no cérebro de indivíduos pré dispostos favorece a instalação da doença, mas ainda não sebe detalhes sobre isto.

O que se sabe é que o colesterol alto é somente mais um fator de risco para o Alzheimer e não pode ser apontado como sua causa pois nem todos que possuem o colesterol alto irão desenvolver a doença, contudo baixar os níveis de colesterol na corrente sanguínea pode ajudar na prevenção da doença.

Sintomas de Alzheimer

O principal sintoma do Alzheimer é a perda progressiva da memória, mas com o passar do tempo há perda da cognição e comprometimento dos movimentos, fazendo com que o indivíduo fique completamente dependente da ajuda de outros para realizar tarefas simples como limpar-se e alimentar-se, por exemplo.

Como baixar o colesterol

Para conseguir baixar o colesterol recomenda-se investir no consumo de alimentos como:

  • maçã com casca, aveia, nozes,
  • laranja, pêra, salmão e fibras.

Estes alimentos favorecem o aumento do colesterol bom (HDL), diminuindo o colesterol mau. Mas além disso, recomenda-se:

  • Evitar o consumo de refrigerantes, salgadinhos fritos, gorduras em geral, salgadinhos assados feitos com gordura vegetal, hambúrgueres e fast food em geral;
  • Adotar uma alimentação saudável rica em legumes, verduras e carnes brancas como as de frango e peixe;
  • Fazer alguma atividade física regularmente também é uma ótima forma de baixar o colesterol alto, diminuindo assim o risco das doenças acima citadas.

Valores de referência para o colesterol

Os valores de referência para o colesterol total são de:

  • Menos de 130 mg/dl para adultos saudáveis;
  • Menos de 100 mg/dl para fumantes e diabéticos;
  • Menos de 70 mg/dl para quem já sofreu de infarto e derrame.

Referência Bibliográfica

GONÇALVEZ GS; LARA VP; ASSINI AG; FERNANDES AP; GOMES KB; SILVEIRA JN; CARVALHO MDG.  Alelo 4 DA apolipoproteína E: fator de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Acesso em Jan. 2013.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 07/01/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.