Cisto sinovial: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em janeiro 2022

O cisto sinovial é um tipo de nódulo, semelhante a um caroço, que surge próximo a uma articulação, sendo mais comum em locais como o pé, o pulso ou joelho. Este tipo de cisto é preenchido por líquido sinovial e geralmente é causado por pancadas, lesões por esforço repetido ou defeito na articulação.

O sinal mais frequente do cisto sinovial é o surgimento de um caroço arredondado e mole que aparece perto da articulação. Este cisto normalmente não causa qualquer tipo de dor, no entanto, como cresce perto de músculos e tendões, algumas pessoas podem sentir formigamento, perda de força ou sensibilidade, especialmente quando o cisto tem um tamanho muito grande.

É comum os cistos mudarem de tamanho, podendo desaparecer naturalmente ou reaparecerem após o tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de cisto sinovial

O principal sinal de um cisto sinovial é o surgimento de um caroço mole de até 3 cm junto de uma articulação, no entanto, também podem surgir outros sintomas como:

  • Dor junto da articulação;
  • Formigamento constante no membro afetado;
  • Falta de força na articulação afetada;
  • Diminuição da sensibilidade no local afetado.

Normalmente, o cisto vai crescendo lentamente ao longo do tempo, devido ao acúmulo do líquido sinovial da articulação, mas também podem surgir de um momento para o outro, especialmente depois de pancadas.

Podem ainda existir cistos sinoviais muito pequenos que não são vistos através da pele, mas que ficam muito próximos a nervos ou tendões. Nesse caso, a dor pode ser o único sintoma, sendo que o cisto acaba sendo descoberto através de um ultrassom, por exemplo.

Possíveis causas

O cisto sinovial acontece devido à "saída" do líquido sinovial da articulação, resultando na formação de um pequeno cisto. As causas que levam a essa "saída" ainda não são muito bem esclarecidas, no entanto acredita-se que o seu surgimento possa estar associado à realização de movimentos repetitivos ou pequenas lesões frequentes no mesmo local. Além disso, é possível que possam acontecer devido a pancadas, alterações na articulação ou uso de calçados inadequados, no caso do cisto sinovial no pé, por exemplo.

Tipos de cisto sinovial

Os cistos sinoviais mais comuns são:

  • Cisto sinovial no pé: as suas causas incluem tendinites e corridas com calçado inadequado e o seu tratamento pode ser feito através da aspiração para drenagem do cisto ou cirurgia, dependendo da gravidade;
  • Cisto sinovial do joelho, ou cisto de Baker: mais comum na parte de trás do joelho e o tratamento mais indicado pode ser a aspiração para drenagem e a fisioterapia. Entenda melhor o que é o cisto de Baker;
  • Cisto sinovial na mão ou pulso: pode surgir na mão, dedos ou punho e o tratamento pode ser a compressão com uma tala para imobilização, aspiração do líquido, fisioterapia ou cirurgia.

Os cistos sinoviais podem aparecer em qualquer idade e o seu diagnóstico é realizado através de exame físico, ultrassonografia ou ressonância magnética.

Como é feito o tratamento

O tratamento do cisto sinovial depende do seu tamanho e dos sintomas apresentados. Na ausência de sintomas pode não ser necessário o uso de medicamentos ou cirurgia, pois muitas vezes os cistos acabam por desaparecer sozinhos.

Mas no caso de o cisto ter um grande tamanho ou provocar dor ou diminuição da força, poderá ser necessário o uso de medicamentos anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Diclofenaco, indicados por um médico.

A aspiração do líquido do cisto pode também ser utilizada como forma de tratamento e é feita através de uma agulha, no consultório médico com anestesia local, retirando o líquido acumulado na região da articulação. Após a aspiração, pode ser injetada uma solução de corticoides para ajudar na cura do cisto.

Opções de tratamento natural

Um excelente tratamento caseiro para aliviar os sintomas do cisto sinovial é aplicar gelo no local afetado, por cerca de 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia.

Além disso, a acupuntura também pode ser utilizada para auxiliar no tratamento do cisto sinovial, principalmente para aliviar a dor local.

Quando é necessário fazer cirurgia

A cirurgia do cisto sinovial é feita quando o uso de remédios ou remoção de líquido do cisto não provocaram qualquer melhoria nos sintomas. Geralmente a cirurgia é feita com anestesia local ou geral, dependendo a sua localização, e consiste na retirada completa do cisto.

Após a cirurgia, a pessoa normalmente pode regressar no próprio dia a casa, devendo permanecer em repouso por pelo menos 1 semana, para evitar que o cisto volta a aparecer. Durante 2 a 4 meses, o médico pode ainda recomendar sessões de fisioterapia para ajudar na recuperação completa.

A fisioterapia do cisto sinovial pode utilizar técnicas de ultrassom, alongamentos, compressão ou exercícios ativos ou resistidos para diminuir a inflamação e facilitar a drenagem natural do cisto. A fisioterapia deve ser individualizada e é bastante importante para a recuperação do paciente após a cirurgia.