Cirurgia para o câncer de pâncreas

publicidade

A cirurgia para a retirada do câncer de pâncreas é uma alternativa de tratamento considerada por muitos oncologistas a única forma terapêutica realmente capaz de curar o câncer de pâncreas, no entanto esta cura só é possível quando o câncer é diagnosticado no seu estágio inicial.

A cirurgia para o câncer de pâncreas pode ser feita de diversas formas. Alguns exemplos de cirurgia para retirar o câncer de pâncreas podem ser:

Gastroduodenopancreatectomia ou Cirurgia de Whipple que é uma técnica cirúrgica em que é retirada a cabeça do pâncreas e, por vezes, também parte do corpo do pâncreas, vesícula biliar, ducto biliar comum que é um tubo que faz a ligação entre a vesícula e o intestino delgado, parte do estômago e duodeno que é uma parte do intestino delgado. Esta cirurgia tem índices de sucesso aceitáveis, podendo também ser utilizada como forma paliativa, por diminuir um pouco os incômodos que a doença traz.

Após esta cirurgia, a digestão mantém-se normal porque a bile que é produzida no fígado, os alimentos e os sucos digestivos da parte restante do pâncreas vão diretamente para o intestino delgado.

Duodenopancreatectomia que é uma técnica cirúrgica semelhante à cirurgia de Whipple, mas a parte inferior do estômago não é removida.

Pancreatectomia Total que é uma cirurgia em que é removido o pâncreas inteiro, duodeno, parte do estômago, baço e vesícula biliar.

O paciente depois desta cirurgia pode ficar diabético porque já não produz insulina para combater os níveis altos de açúcar no sangue porque retirou o pâncreas todo, que é o responsável por produzir insulina.

Pancreatectomia Distal que é uma cirurgia em que só é removida a cauda do pâncreas e, por vezes, parte do corpo do pâncreas e baço. Esta cirurgia é realizada quando o câncer está localizado na cauda do pâncreas.

Além destas cirurgias, existem procedimentos paliativos que são usados quando o câncer já está muito avançado e que incluem cirurgias para tratar os sintomas e não para curar a doença.

A radioterapia e a quimioterapia têm ação muito limitada, sendo usada principalmente para atenuar as consequências e melhorar a qualidade de vida do paciente diagnosticado com câncer pancreático.

O preço da cirurgia para o câncer de pâncreas varia entre 2000 e 5000 reais, dependendo do tipo de técnica cirúrgica.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 03/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.