Cirurgia para Hemorroida

publicidade

A cirurgia para hemorroidas está indicada para indivíduos que continuam com sintomas como dor, desconforto e sangramento, especialmente ao evacuar, mesmo após o tratamento e nos casos em que há complicações como quando a hemorroida sai do canal anal ou fica presa dentro do ânus, por exemplo.

Existem várias técnicas cirúrgicas para tratar as hemorroidas, como por exemplo, a técnica tradicional que envolve remover as hemorroidas, a técnica por PPH ou grampeamento que consiste na remoção da hemorroida com a aplicação de grampo de titânio na parte interna do ânus ou a técnica por THD que consiste na sutura dos vasos sanguíneos que fornecem sangue à hemorroida. Saiba mais em: THD para hemorroida.

A cirurgia para hemorroida externa ou hemorroida interna deve ser indicada pelo proctologista, que escolhe a técnica cirúrgica de acordo com a localização da hemorroida, o tipo e a presença ou não de complicações.

Pós-operatório da cirurgia para hemorroida

No período pós-operatório da cirurgia para hemorroidas, é normal o paciente sentir dor, principalmente ao sentar e na sua primeira evacuação após a cirurgia. Desta forma, geralmente o médico costuma prescrever analgésicos para controlar a dor. Além disso, outra forma para diminuir a dor é fazer um banho de assento de água morna durante 20 minutos as vezes necessárias.

O médico geralmente indica ao paciente para evitar usar o papel higiênico e lavar a região anal, após evacuar, com água morna e sabão neutro e também pode indicar o uso de uma pomada para ajudar a cicatrizar a região.

É normal que durante a primeira semana após a cirurgia, o paciente sangre da região anal, no entanto, caso este sangramento seja intenso é recomendado ir ao hospital.

Recuperação da cirurgia para hemorroida

​A recuperação da cirurgia para hemorroida depende do tipo e grau da hemorroida e da técnica cirúrgica realizada, sendo que a recuperação pode variar entre 1 semana a 1 mês.

Após a cirurgia, recomenda-se o uso de uma almofada própria para a hemorroida, em forma de aro, pois ela evita que o peso do corpo, ao sentar, cause dor, diminuindo o risco de sangramento. Além disso, o indivíduo deve fazer uma alimentação rica em fibras, para evitar ter hemorroidas novamente, pois a cirurgia não garante que ele nunca mais tenha hemorroidas.

Para saber quais os alimentos que deve comer após cirurgia para hemorroidas consulte: Alimentos ricos em fibras.

Preço da cirurgia para hemorroida

O preço da cirurgia para hemorroidas é de cerca de 2000 reais, porém a cirurgia pode ser feita gratuitamente pelo SUS.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 10/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.