Cirurgia Bariátrica por Videolaparoscopia

publicidade

A cirurgia bariátrica conhecida popularmente como a cirurgia de redução do estômago, pode ser realizada por videolaparoscopia, uma técnica cirurgia moderna, sendo menos invasiva e mais confortável para o paciente.

Existem 4 modalidades diferentes da cirurgia bariátrica, a banda gástrica, bypass gástrico, duodenal switch e a gastrectomia vertical. Todas elas diminuem a capacidade do estômago e podem ser feitas através desta técnica.

Na videolaparoscopia o médico cirurgião realiza de 3 a 5 pequenos furos na região a ser tratada e introduz os instrumentos necessários e uma microcâmera, ligada a um monitor permite a visualização da estrutura a ser operada.

Esta é uma técnica moderna que pode ser realizada em praticamente todas as cirurgias e tem diversas vantagens em relação à cirurgia convencional, em que é preciso fazer um grande corte. Algumas destas vantagens são:

  • tempo de recuperação e de internamento hospitalar menor,
  • diminuição do risco de infecção, surgimento de hérnica e de dificuldade na cicatrização,
  • menos dor pós operatória,
  • volta às atividades normais mais rapidamente,
  • menor taxa de mortalidade.

A desvantagem da videolaparoscopia é o preço, pois ela é mais cara que a cirurgia convencional e até a presente data não pode ser realizada através de qualquer plano de saúde.

A cirurgia bariátrica é indicada para os indivíduos obesos que tenham o IMC igual ou maior que 40. Mas mesmo após a cirurgia é necessário seguir uma dieta e praticar exercícios físicos para retirar todo o excesso de gordura do corpo.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 28/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.