Cirurgia Bariátrica por Videolaparoscopia

publicidade

A cirurgia bariátrica, conhecida popularmente como a cirurgia de redução do estômago, pode ser realizada por videolaparoscopia, uma técnica de cirurgia moderna, sendo menos invasiva e mais confortável para o paciente.

Existem 4 modalidades diferentes da cirurgia bariátrica, a banda gástrica, bypass gástrico, duodenal switch e a gastrectomia vertical. Todas elas diminuem a capacidade do estômago e podem ser feitas através desta técnica.

Na cirurgia bariátrica por videolaparoscopia o médico cirurgião realiza de 3 a 5 pequenos furos no abdômen e introduz os instrumentos necessários colocando inclusive uma microcâmera ligada a um monitor que permite a visualização do estômago.

Quanto custa a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

O preço da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia varia entre 10.000 e 30.000 reais mas quando realizada pelo SUS é gratuita.

A cirurgia bariátrica é indicada para os indivíduos obesos que tenham o IMC igual ou maior que 40. No entanto, mesmo após a cirurgia é necessário seguir uma dieta e praticar exercícios físicos para retirar todo o excesso de gordura do corpo.

Riscos da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

Os riscos da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia são iguais ao de qualquer outra cirurgia como:

  • Infecção no local das feridas,
  • Hemorragias,
  • Embolia pulmonar,
  • Infecção na cicatriz,
  • Reação alérgica à anestesia.

Além disso, após a cirurgia é frequente ocorrer desconforto abdominal porque com essa técnica é utilizado um gás que dilata o abdômen e provoca desconforto mas que geralmente termina 1-2 dias depois da cirurgia.

Veja também: Alimentação após cirurgia bariátrica.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade