Cinta modeladora afina a cintura ou faz mal?

Atualizado em agosto 2023

A cinta modeladora pode ajudar a afinar a cintura, sendo uma estratégia interessante para vestir uma roupa justa, sem ter que se preocupar com a barriga ou a postura, podendo ser usada algumas horas do dia, idealmente no máximo de 2 a 4 horas, durante o dia. 

No entanto, o uso da cinta modeladora para afinar a cintura pode fazer mal, porque pode comprimir demais a região abdominal, prejudicando a respiração e a digestão, além de fazer com que os músculos abdominais e das costas fiquem mais fracos.

Porém, em alguns casos, como após uma cirurgia na coluna ou cirurgias plásticas, o médico pode recomendar o uso da cinta durante o dia todo, retirando somente para o banho, pois a cinta ajuda a diminuir a retenção de líquidos e facilitar a cicatrização.

Imagem ilustrativa número 1

Riscos do uso frequente da cinta

Usar diariamente uma cinta abdominal muito apertada e somente com a intenção de afinar a cintura é arriscado porque pode haver:

  • Enfraquecimento dos músculos abdominais e das costas, deixando a barriga mais flácida e piorando a postura, porque os músculos ficam mais fracos, formando um ciclo vicioso, havendo cada vez mais necessidade de usar a cinta para 'afinar a cintura' e supostamente melhorar a postura;
  • Dificuldade para respirar, já que durante a inspiração o diafragma abaixa e movimentando naturalmente o abdômen, e com a cinta esse movimento fica prejudicado;
  • Má digestão, porque a pressão excessiva da cinta sobre o estômago e outros órgãos digestivos, dificulta a passagem de sangue e as suas funções;
  • Prisão de ventre, porque o movimento do diafragma sobre o intestino ajuda o esvaziamento intestinal, mas com o uso da cinta esse movimento não acontece como deveria;
  • Má circulação sanguínea porque a pressão excessiva da cinta sobre os vasos, dificulta a sua chegada em todos os tecidos de forma eficiente;
  • Aumentar a insegurança quando estiver sem cinta, o que é prejudicial à saúde mental e à qualidade de vida.

A melhor forma de afinar a cintura de forma rápida, mas definitiva, é queimando gordura localizada, o que pode ser feito com dieta e exercícios. 

As técnicas estéticas como lipoaspiração ou lipocavitação também são bastante úteis para acelerar a queima de gordura e melhorar o contorno corporal, sendo mais eficientes e com melhores resultados que a cinta abdominal.

Quando usar a cinta modeladora

O uso da cinta abdominal é especialmente indicado em caso de cirurgias na coluna ou nos órgãos abdominais porque ajuda a cicatrizar os cortes na pele e nos músculos e evitar a abertura dos pontos internos.

A cinta também é particularmente indicada após uma cirurgia plástica, como abdominoplastia, lipoaspiração ou lipoescultura, porque ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos comuns no pós-operatório.

Após uma cirurgia, a cinta pode ser usada até mesmo para dormir, devendo ser retirada apenas para tomar banho, mas só deve ser usada pelo tempo determinado pelo médico.

Além disso, o uso da cinta também pode ser uma boa opção para aumentar o bem-estar da pessoa que está no processo de perda de peso. Mas para se sentir realmente de bem com o novo corpo, pode ser indicado realizar cirurgias plásticas para remover o excesso de pele depois da pessoa chegar ao peso ideal.

Posso usar a cinta para malhar?

A cinta masculina quando colocada sobre o abdômen pode ser útil para estabilizar as costas, facilitando a realização de levantamentos de pesos na academia. 

Por isso, quando o homem está treinando e fazendo uma série nova ou quando está tendo que levantar muito peso, o treinador pode recomendar o uso de uma cinta para proteger a coluna.

Cinta modeladora emagrece?

A cinta modeladora não emagrece, no entanto, ajuda a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos, dando uma falsa sensação de perda de peso.

Além disso, é importante ressaltar que a cinta não elimina gordura, causando apenas eliminação de líquidos, sendo seu efeito muito passageiro.

Grávida pode usar cinta modeladora?

A grávida pode usar a cinta abdominal desde que ela seja própria para a gravidez, porque estas são excelentes para ajudar a segurar o peso da barriga e evitar a dor nas costas. 

A cinta ideal para gestante deve ser feita com tecido mais elástico, sem colchetes ou velcro, sendo mais fácil vestir e adaptar o tamanho, conforme a barriga for crescendo.

Em todo caso, não é recomendado usar cinta modeladora que não foi projetada para mulher grávida durante essa fase porque estas podem trazer problemas de saúde tanto para a mãe como para o bebê. 

Seu uso inapropriado pode causar compressão do útero, da bexiga, e até mesmo, da placenta e do cordão umbilical que podem comprometer o crescimento do bebê. Veja as melhores opções de cintas para usar na gravidez.