Cinarizina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em maio 2023

A cinarizina é um remédio anti-histamínico e antivertiginoso indicado para tratar os sintomas da labirintite, como vertigem, tontura, zumbido no ouvido, náuseas ou vômitos, ou para prevenir a enxaqueca.

Esse remédio age diminuindo a entrada excessiva de cálcio nas células e desta forma, promove a dilatação dos vasos sanguíneos dentro do ouvido interno, reduzindo a tontura da labirintite. Além disso, bloqueia os efeitos da histamina, aliviando náuseas e vômitos.

A cinarizina pode ser encontrada em farmácias e drogarias, na forma de comprimidos de 25 mg ou 75 mg, como genérico ou com os nomes comerciais ou Fluxon, por exemplo, e deve ser usado com indicação médica. 

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A cinarizina é indicada para:

  • Tratar os sintomas da labirintite;
  • Prevenir enjoo em viagem;
  • Prevenir enxaqueca.

A cinarizina ajuda a reduzir a intensidade e a duração das crises de enxaqueca, além de aliviar os sintomas da labirintite e prevenir náuseas que podem surgir em viagens ou enjoo no mar.

Como tomar

O comprimido de cinarizina deve ser tomado por via oral, com um copo de água, de preferência após uma refeição, para evitar irritação no estômago.

As doses normalmente recomendadas para adultos são:

1. Cinarizina 75 mg

O comprimido de cinarizina 75 mg pode ser indicado para a prevenção de crises de enxaqueca ou aliviar os sintomas da labirintite.

As doses normalmente recomendadas nesses casos para adultos é de 1 comprimido de 75 mg, em dose única, 1 vez por dia, ou conforme recomendado pelo médico.

É recomendado que o comprimido seja tomado sempre no mesmo horário.

2. Cinarizina 25 mg

O comprimido de cinarizina 25 mg pode ser indicado para labirintite, prevenir enxaqueca ou enjoo de viagem.

As doses normalmente recomendadas para adultos são:

  • Labirintite e prevenção de enxaqueca: 1 comprimido de 25 mg de cinarizina, 3 vezes por dia, ou conforme orientado pelo médico;
  • Prevenir enjoo em viagens: 1 comprimido de 25 mg de cinarizina, 30 minutos antes da viagem, podendo a dose ser repetida a cada 6 horas, se necessário.

Durante o tratamento com a cinarizina, deve-se evitar consumir bebidas alcoólicas, pois o álcool pode aumentar o risco de efeitos colaterais.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a cinarizina são sonolência, cansaço, náuseas e aumento do peso.

Além disso, embora seja mais raro, a cinarizina pode causar distúrbios extrapiramidais, com sintomas como tremores pelo corpo ou nas pernas e braços, movimentos involuntários (discinesia) ou parkinsonismo, por exemplo. Saiba identificar os sintomas extrapiramidais.

Cinarizina dá sono?

A cinarizina dá sono, sendo um dos efeitos colaterais comuns desse remédio, especialmente no início do tratamento.

Por isso, as pessoas que tomam este medicamento devem evitar dirigir veículos ou operar máquinas. Conheça outros anti-histamínicos que o médico pode prescrever que não provocam sonolência

Quem não deve usar

A cinarizina não deve ser usada por crianças ou por pessoas que tenham alergia à cinarizina ou a qualquer um dos componentes do comprimido.

Durante a gravidez e amamentação, a cinarizina deve ser usada somente se recomendado pelo médico, após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e os possíveis riscos para o bebê.

Além disso, a cinarizina deve ser usada com cautela em pessoas que sofrem de doença de Parkinson, devido ao risco de piorar a doença.

Vídeos relacionados