Chá mate

publicidade

Os benefícios do chá mate para a saúde estão relacionados as propriedades medicinais que ele possui. 

O chá mate tostado pode ser tomado diariamente como remédio caseiro para o colesterol pois ele diminui a absorção de gordura dos alimentos sendo útil também para emagrecer. No entanto, para auxiliar o tratamento do colesterol, este remédio caseiro deve ser utilizado com o conhecimento do médico.

O chá mate tem cafeína, minerais e vitaminas, e por isso possui efeito anti-oxidante, diurético, laxante suave e é um bom estimulante cerebral. O alto teor de cafeína do chá mate diminui os sintomas de depressão e de cansaço, deixando o indivíduo mais alerta e disposto para as atividades diárias. 

Como tomar o chá mate

O chá mate pode ser ingerido quente ou gelado, e pode-se adicionar algumas gotas de limão.

  • Para o chá: Colocar 1 colher (de chá) de chá mate numa xícara de água em ponto de ebulição. Deixar amornar, coar e tomar a seguir. Pode-se consumir até 1 litro de chá mate por dia.

O chá mate provém das folhas e talos de uma planta medicinal chamada erva-mate, de nome científico Ilex paraguariensis, que é muito consumido na região sul do país, em forma de chimarrão ou tereré.

O chá mate pode ser encontrado nas farmácias, drogarias, supermercados e em lojas de produtos naturais em sua forma natural (folhas), em saches ou em pó para dissolver na água ou no leite. Ele é contraindicado em caso de insônia, nervosismo e ansiedade.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 09/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.