Chá de Funcho

publicidade

O chá de funcho é bom para dar ao bebê quando ele sofre de cólicas causadas pelos gases e para aumentar a produção de leite materno. Veja como fazer o chá de funcho:

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher (chá) sementes de funcho ou 5 g de folhas verdes de funcho

Modo de preparo

Adicionar as sementes ou as folhas de funcho numa xícara de água fervente, tampar e esperar amornar. Coar e beber a seguir.

O funcho também chamado de erva-doce é rico em fibras, vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sobre, sódio e zinco, e possui propriedades antiespasmódicas sendo muito eficaz no combate aos distúrbios gastrointestinais. Ele melhora a digestão, combate os gases e pode ser utilizado por todas as idades, mas é contraindicado durante a gravidez.

Chá de funcho para bebê

O chá de funcho é bom para parar a cólica do bebê mas não deve ser utilizado sem orientação médica, nem em grandes quantidades para não prejudicar a amamentação.

Para parar a cólica do bebê pode-se:

  • Dar ao bebê cerca de 2 a 3 colheres de chá de funcho;
  • Realizar um suave massagem, com movimentos na direção de cima para baixo especialmente no lado esquerdo da barriguinha do bebê;
  • Colocar uma bolsa de água morna sob a barriga do bebê e deixá-lo deitado momentaneamente de barriga para baixo.

Contudo, se após 1 hora de tentativas, os pais não conseguirem acalmar o bebê deve-se ligar para o pediatra e explicar a situação.

Se nos 2 primeiros meses do bebê, ele apresentar cólicas constantes, com vômito e o bebê ficar muito inquieto ou muito parado, pálido, com os olhos arregalados mas sem febre, pode ser que ele esteja sofrendo de uma invaginação dos intestinos, popularmente chamado de "nó nas tripas" e neste caso não se deve dar nenhum remédio para dor ou para cólica pois pode mascarar este sintoma e agravar a situação.

Para que serve o chá de funcho

Os benefícios do funcho incluem:

  •  prevenção da azia; alívio dos enjoos; redução dos gases;
  •  ajuda na digestão; tem efeito laxante; abre o apetite;
  •  aumenta a produção de leite nas mães e combate a tosse.

O funcho também pode ser utilizado no tempero de saladas e na preparação de pratos doces ou picantes gratinados ou refogados.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 26/02/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.