Cervicite

publicidade

A cervicite, também chamada de endocervicite, é uma inflamação no colo do útero, que nem sempre apresenta sintomas, e que afeta na sua maior parte jovens entre os 18 e os 25 anos de idade. Na mulher, quando esta doença não recebe o devido tratamento, podem surgir complicações como aderências, doença inflamatória pélvica, infertilidade e aumento das possibilidades de gravidez ectópica.

Sintomas da cervicite

Os sintomas da cervicite geralmente não são observados, mas há casos em que ocorre:

  • Corrimento vaginal amarelo mucopurulento
  • Dor nas relações
  • Perda sanguínea após a relação
  • Dor ao urinar
  • Pode haver febre

Diagnóstico da cervicite

Para identificar a cervicite, o médico ginecologista deverá observar a região genital da mulher, realizar o teste de swab endocervical e uretral, além de solicitar exames ginecológicos como o papanicolau, para identificar o micro-organismo envolvido.

Tratamento para cervicite

O tratamento da cervicite é feito com o uso de antibióticos específicos para os micro-organismos causadores da infecção, como a Azitromicina. É importante também que o parceiro também faça o tratamento.

A cervicite é uma doença inflamatória e, quando não é tratada, aumenta as chances de contaminação com o vírus HIV, causador da Aids.

Referência Bibliográfica

GONÇALVEZ AKS; ATTAYDE MJPM; FREITAS AC; PONTES ACD; GILZANDRA L; JUNIOR JE, GIRALDO PC. Rastreamento universal para cervicite clamidiana: uma revisão sistemática. Acesso em Dez. 2011.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/08/2014 Última atualização da página: 28/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.