Causas da infecção urinária

PUBLICIDADE

A infecção urinária é normalmente é causada pela bactéria E. coli, que existe naturalmente no intestino de todas as pessoas. No entanto, ao fazer a higiene íntima ou ao utilizar medicamentos que diminuem o sistema imunológico, essa bactéria pode atingir o trato urinário e causar infecção.

Muitas vezes essa doença passa despercebida e o corpo consegue combater a infecção naturalmente, mas quando surgem sintomas de dor e ardor ao urinar, por exemplo, é necessário procurar o médico. Veja todos os sintomas aqui.

PUBLICIDADE

Causas da infecção urinária

Assim, é preciso estar atento pois a infecção pode ser causada por fatores como:

  • Pedras nos rins, principalmente quando obstruem o canal urinário;
  • Problemas na bexiga que impedem o seu esvaziamento adequado;
  • Utilização de cateter para urinar;
  • Infecção na corrente sanguínea;
  • Hábitos de higiene inadequados;
  • Sistema imunológico enfraquecido, como durante o tratamento de câncer ou por doenças como AIDS;
  • Tendência genética.

Descobrir a causa é uma das maneiras de evitar a recorrência da infecção urinária, além de beber bastante água, evitar prender o xixi quando sentir vontade e limpar-se de frente para trás após urinar. Veja 5 Regras para Fazer a Higiene Íntima e evitar doenças.

Fatores de risco

As mulheres têm mais chances de desenvolver infecções urinárias porque a uretra, canal por onde sai a urina, é mais próxima do ânus do que nos homens, o que facilita a transmissão de bactérias de um lugar para o outro.

Além disso, as mulheres também correm maior risco quando estão grávidas ou quando usam diafragma como método contraceptivo, camisinhas com espermicida e durante as relações íntimas em geral, por facilitarem a contaminação a partir de micro-organismos vindos do parceiro.

No casos dos homens, a infecção urinária é mais frequente quando existe problemas de crescimento da próstata, pois ela pressiona a bexiga e impede a completa eliminação da urina.

Veja como a alimentação pode ajudar a tratar e prevenir a infecção urinária assistindo ao vídeo a seguir:

Para ajudar no tratamento, veja um Remédio natural para infecção urinária.

PUBLICIDADE