Catuaba: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

A catuaba é uma planta medicinal indicada para ajudar a melhorar a memória e disposição, aumentar a vitalidade e a libido, diminuir o cansaço e a fadiga, ou auxiliar no tratamento da impotência masculina, pois é rica em alcaloides, taninos, fitoesterois e flavonoides, com propriedades afrodisíacas, estimulantes, vasodilatadoras, antioxidantes e anti-inflamatórias.

O nome científico da catuaba é Anemopaegma mirandum, sendo também conhecida como alecrim-do-campo, catuaba-verdadeira, catuabinha, catuaba-pau ou caramuru, e a parte normalmente utilizada é a casca para o preparo do chá, extrato seco, cápsulas ou bebidas alcoólicas. Além disso, existem outras espécies de catuaba, como a Erythroxylum vacciniifolium e Trichilia catigua, que também possuem propriedades estimulantes e afrodisíacas.

A catuaba pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns mercados e supermercados, e deve ser usada com orientação médica ou de um profissional com experiência em plantas medicinais. Confira alguns alimentos afrodisíacos que ajudam a tratar a impotência sexual.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A catuaba pode servir para:

  • Aumentar a energia física e mental;
  • Reduzir o cansaço e a fadiga;
  • Aumentar a vitalidade e a libido;
  • Melhorar a memória e a disposição;
  • Combater a impotência sexual em homens;
  • Prolongar a ereção em homens;
  • Reduzir os sintomas da ansiedade e da depressão;
  • Melhorar o esgotamento mental;
  • Melhorar a qualidade do sono.

Além disso, a catuaba pode ajudar a aliviar os sintomas de inflamação ou infecção, no entanto, é importante que seja utilizada sob orientação médica e de forma a complementar o tratamento recomendado.

A catuaba melhora a circulação sanguínea para a região íntima, além de ter ação estimulante no sistema nervoso central, principalmente devido a catuabina, um alcaloide presente na sua composição.

Embora tenha diversos benefícios para a saúde, o uso dessa planta medicinal não substitui o tratamento convencional indicado pelo médico, e deve ser usada somente com indicação médica ou do fitoterapeuta.

Como usar a catuaba

A catuaba pode ser usada na forma de chá, cápsulas ou ainda consumida na forma de bebida alcoólica, e a forma de uso deve ser orientada pelo édico ou fitoterapeuta.

1. Chá de catuaba

O chá de catuaba deve ser preparado com a casca, de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades medicinais.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de casca de catuaba;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em um recipiente e levar ao fogo para ferver. Após 3 minutos, desligar o fogo e deixar repousar. Em seguida, coar, esperar amornar e beber até 2 xícaras por dia, após uma refeição.

2. Cápsulas de catuaba

As cápsulas de catuaba podem ser encontradas em dosagens diferentes, variando de 300 mg até 500 mg, sendo normalmente recomendado ingerir 1 cápsula de 1 a 2 vezes por dia, não ultrapassando a dose total de até 2 gramas por dia, conforme orientação médica.

3. Catuaba selvagem

A catuaba selvagem é uma bebida alcoólica, que pode ser usada tomando um pequeno cálice durante as refeições, para ter um efeito afrodisíaco. Veja também uma lista de sucos afrodisíacos que ajudam na impotência sexual.

No entanto, por conter álcool, o seu uso para fins medicinais deve ser evitado, dando-se preferência para o chá ou as cápsulas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da catuaba estão relacionados com o seu consumo em excesso, sendo principalmente relacionado com o seu efeito no sistema nervoso, podendo surgir dor de cabeça, tonturas, confusão mental e dificuldade de concentração, por exemplo.

Além disso, o consumo em excesso e sem indicação da catuaba pode provocar irritação no estômago e resultar efeitos negativos em relação ao desempenho e desejo sexual.

Quem não deve usar

A catuaba não deve ser usada por crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas ou que estejam planejando uma gravidez, lactantes, ou por pessoas que tenham glaucoma, pressão alta ou pré-excitação ventricular.

Além disso, por conter álcool, o uso da catuaba selvagem não é recomendado para pessoas em tratamento de alcoolismo e que fazem uso do remédio dissulfiram.

Vídeos relacionados