Catapora se pega no ar

publicidade

A catapora é uma doença viral que se pega pelo ar ao inalar gotículas de saliva, tosse ou espirro do indivíduo infectado. E como o vírus da catapora pode permanecer no ar durante muita horas o contato direto com o indivíduo contaminado deve ser evitado.

Por exemplo: O indivíduo com catapora sabendo ou não da doença pode espirrar ou tossir espalhando gotículas de saliva pelo ar. Se ele estiver no shopping ou cinema, por exemplo, todos os que inalarem aquele ar contaminado poderão desenvolver a doença se ainda não tiverem tido catapora antes.

Por isso é muito importante que o indivíduo com catapora fique numa espécie de quarentena, sem sair de casa, para evitar a transmissão da doença para outros.

No entanto, a catapora também é transmitida através do contato com o líquido das feridas da catapora e por isso é importante não tocar no individuo com catapora até que as feridas estejam com "casquinha" e totalmente cicatrizadas.

Prevenção da catapora

Como formas de prevenção da catapora recomenda-se evitar o contato com indivíduos contaminados e tomar a vacina contra catapora. Quem já teve catapora antes também deve evitar o contato com os afetados.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 24/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.