Cansaço Excessivo

publicidade

O cansaço excessivo pode estar relacionado com várias causas, tanto físicas como psíquicas. Por exemplo, cansaço extremo e dores no corpo podem ser causados pela falta de sono ou problemas do coração, enquanto cansaço excessivo e falta de apetite podem ser provocados por um caso de depressão. Já cansaço extremo e falta de ar são, normalmente, sintomas de infecção respiratória, como pneumonia.

Geralmente, as pessoas sedentárias são as que mais apresentam queixa de cansaço, pois o mais importante é fazer uma alimentação correta e exercício físico regular.

Sintomas de cansaço excessivo

Os sintomas que podem acompanhar o cansaço excessivo incluem:

  • Fraqueza muscular;
  • Sonolência durante o dia;
  • Falta de ar;
  • Intolerância ao exercício;
  • Falta de motivação.

Os indivíduos com estes sintomas devem consultar um médico de clínica geral para realizar um exame físico e outros exames, como exame de sangue e avaliação psicológica, para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Cansaço excessivo na gravidez

O cansaço excessivo na gravidez é um sintoma muito comum, principalmente no primeiro trimestre da gestação, pois o corpo nesta fase passa por muitas alterações a nível físico e hormonal, provocando maior gasto de energia e diminuindo os níveis de açúcar. Assim, para evitar o cansaço excessivo, a grávida deve alimentar-se bem, beber bastantes líquidos e descansar durante o dia.

Quando a gestante sente cansaço excessivo frequente, mesmo após o primeiro trimestre de gravidez, deve informar o seu ginecologista para diagnosticar o problema e iniciar tratamento, se for necessário.

Cansaço excessivo, o que pode ser?

O cansaço excessivo pode ser causado por:

  • Trabalho físico em excesso;
  • Má alimentação; Falta de vitaminas;
  • Estresse; Depressão; Transtorno de ansiedade;
  • Anemia; Insuficiência cardíaca; Infecções;
  • Gravidez.

O mais importante para evitar o cansaço é ter um dieta rica em frutas, legumes e verduras; beber aproximadamente 2 litros de água por dia; fazer exercício físico pelo menos 3 vezes por semana; e descansar cerca de 8 horas por noite. No entanto, algumas causas de cansaço excessivo, como problemas cardíacos, podem necessitar de remédios para complementar o tratamento.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 21/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.