Câncer de Peritônio

publicidade

O câncer de peritônio é um tipo de tumor que afeta o tecido que reveste toda a parte interna do abdômen e seus órgãos, chamado cientificamente de peritônio. Ele é classificado como sendo primário (mesotelioma) quando as alterações celulares ocorrem nele primeiramente e é chamado de secundário (carcinomatose peritonial) quando o câncer originou-se em outro órgão ou tecido e só depois chegou ao peritônio.

O câncer de peritônio é uma doença grave que ainda não tem cura e que mesmo com o devido tratamento possui grandes chances de recidiva.

Sintomas de câncer de Peritônio

Os sintomas do câncer de peritônio manifestam-se através de sinais nem sempre muito claros. Eles podem ser:

  • Inchaço do abdômen (ascite);
  • Dificuldades na digestão dos alimentos;
  • Dor abdominal;
  • Fraqueza;
  • Febre;
  • Anorexia;
  • Anemia;
  • Perda de sangue vaginal anormal;
  • Diarreia/prisão de ventre;
  • Aumento do desejo de urinar;
  • Aumento ou perda de peso sem causa aparente.

Causas do câncer no Peritônio

Ainda não foram esclarecidas as causas do câncer do peritônio mas sabe-se que indivíduos que tenham a idade avançada; que tenham casos de câncer na família ou que tenham algum tipo de câncer na região abdominal são os mais propensos a desenvolvê-lo.

Diagnóstico do câncer de Peritônio

O diagnóstico do câncer de peritônio é feito através da observação clínica, exames de sangue, urina e fezes e os exames de imagem. Se através dos exames de imagem forem observados nódulos no peritônio, faz-se uma biópsia para certificar-se da doença.

Tratamento para câncer do Peritônio

O tratamento para o câncer do peritônio é feito através da toma de medicamentos chamada de quimioterapia e por vezes a cirurgia para a retirada de parte do tumor é necessária. Contudo não se pode retirar uma grande parte deste tecido, e o que os médicos preconizam é a quimioterapia que pode ser uma aliada da radioterapia.

Quando o tratamento para o câncer do peritônio é iniciado precocemente há maiores chances de cura por haver um menor risco de metástases, mas como geralmente este tipo de câncer só é descoberto numa fase avançada e o estado do indivíduo é grave, o seu tempo de vida fica bastante reduzido.

Quando o câncer de peritônio encontra-se numa fase avançada é possível que outros órgãos como rins, bexiga e intestinos sejam afetados e também tenham que ser submetidos a cirurgias.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 01/10/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.