Câncer de Peritônio

publicidade

O câncer de peritônio é um tipo raro de tumor que surge no tecido que reveste toda a parte interna do abdômen e seus órgãos, provocando sintomas semelhantes aos do câncer nos ovários, como dor abdominal, náuseas e barriga inchada, por exemplo.

Geralmente, o câncer de peritônio é mais frequente nas mulheres ou em pacientes que possuem câncer em outros órgãos abdominais e, por isso, pode pode ser dividido em 2 tipos:

  • Câncer de peritônio primário ou mesotelioma: quando as alterações celulares ocorrem nele primeiramente;
  • Câncer de peritônio secundário ou carcinomatose: quando o câncer surgiu devido a metástases de câncer noutros órgãos.

O câncer de peritônio tem cura através de quimioterapia e cirurgia, especialmente quando o câncer ainda não se espalhou para outros órgãos, como pulmões ou fígado.

Sintomas de câncer de Peritônio

Os sintomas do câncer de peritônio incluem:

  • Inchaço do abdômen, também conhecido como ascite;
  • Dor abdominal;
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Cansaço e mal-estar geral;
  • Falta de apetite;
  • Dificuldade na digestão dos alimentos;
  • Perda de peso sem causa aparente.

O diagnóstico do câncer de peritônio pode ser feito pelo clínico geral através de exames de sangue, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou laparoscopia abdominal.

Tratamento para câncer do Peritônio

O tratamento para câncer do peritônio deve ser orientado por um oncologista e, normalmente, é iniciado com a cirurgia para retirada do tumor. No entanto, na maioria dos casos, não é possível retirar todo o tecido afetado e, por isso, pode ser necessário utilizar quimioterapia ou radioterapia para eliminar as restantes células cancerígenas do abdômen.

Nos casos mais graves, em que o câncer de peritônio se encontra em fase terminal, outros órgãos, como rins, bexiga e intestinos também são afetados, sendo que a sobrevida do paciente é bastante reduzida.

Veja outros sinais de tumor no peritônio em: Sintomas de mesotelioma.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 01/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.