Porque câncer de pâncreas emagrece?

publicidade

O câncer de pâncreas emagrece porque ele é um câncer bastante agressivo, que evolui muito rapidamente dando ao paciente uma expectativa de vida muito limitada.

Sintomas de câncer no pâncreas

  • falta de apetite,
  • dor ou desconforto abdominal,
  • dor de estômago e
  • vômitos.

Estes sintomas pode ser facilmente confundidos com outros distúrbios gastrointestinais o que agrava o quadro.

Diagnóstico do câncer de pâncreas

Em geral o diagnóstico do câncer de pâncreas é feito muito tardiamente, sendo baseado nos sintomas do paciente ou algumas vezes, por acaso, durante um check-up de rotina.

Exames como raio x, ultrassonografia abdominal ou a tomografia computadorizada, são os exames de imagem mais comuns que se fazem para ajudar a visualizar a extensão  do tumor e as alternativas de tratamento, que algumas vezes não envolvem operação devido ao estado de debilidade do paciente ou tamanho do tumor.

Tratamento para câncer no pâncreas

O tratamento para o câncer no pâncreas é feito com a toma de medicamentos, radioterapia, quimioterapia e por vezes, cirurgia.

O suporte nutricional individualizado é de extrema importância, e deve ser instituído o mais brevemente possível, sendo essencial para a sobrevida do paciente mesmo quando ele ainda se alimenta bem.

Sobrevida do câncer de pâncreas

As estatísticas apontam que após um diagnóstico de câncer de pâncreas, apenas  5% dos pacientes conseguem viver mais 5 anos com a doença. Pois o câncer no pâncreas evolui muito rápido e na maior parte dos casos, produz metástases para outros órgãos como fígado, pulmão e intestinos muito rapidamente fazendo com que o tratamento seja muito complexo, por envolver muitos órgão debilitando muito o paciente.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 16/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.