Calcificação da Mama

publicidade

A calcificação da mama ocorre quando pequenas partículas de sais de cálcio vão se depositando na mama, devido ao leite empedrado, infecção ou alguma inflamação no tecido mamário. Estas calcificações podem ser classificadas como sendo benigna, intermediária ou provavelmente maligna e quanto a sua distribuição podem ser: linear, agrupada, segmentar, regional ou difusa.

Sintomas de calcificação da mama

A calcificação da mama não gera sintomas.

Causas da calcificação da mama

As causas da calcificação da mama podem ser:

  • Restos de leite materno;
  • Infecção na mama;
  • Ferimentos na mama;
  • Pontos ou implantação de silicone nas mamas;
  • Fibroadenoma ou
  • Devido ao processo natural de envelhecimento.

As calcificações mamárias são comum e geralmente não trazem nenhum risco à saúde, mas por vezes, podem representar o início de um câncer de mama.

Diagnóstico da calcificação da mama

O diagnóstico da calcificação da mama geralmente é feito através da mamografia, mas se o médico duvidar do diagnóstico poderá solicitar uma biópsia da mama, isto é, a retirada de um pedacinho da calcificação da mama com uma agulha muito fina e depois enviá-la para análise da patologia.

Tratamento para calcificação da mama

O tratamento para calcificação da mama só é indicado quando se trata de microcalcificacões mamárias birads 4 ou 5, que predispõem ao câncer de mama e neste caso o tratamento pode ser feito com cirurgia, o uso de medicamentos ou radioterapia.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 16/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.