Bridas

publicidade

O que são:

Bridas são cicatrizes internas em forma de cordões ou de bandas que geralmente se formam após uma cirurgia abdominal. Elas formam uma espécie de "teia de aranha" que podem ligar por exemplo o ovário ao intestino ou o intestino ou próprio intestino, gerando sintomas como intensa dor abdominal e em quase metade dos casos, obstrução intestinal.

As bridas amnióticas são estas cicatrizes dentro do saco amniótico que podem provocar deformidades ou mal formações no bebê, durante a gravidez.

Como se formam as bridas

As bridas são formadas de tecido fibroso, que formam-se em apenas 2 dias após a cirurgia.

Durante a cirurgia, poderá ser necessário que o médico manipule muito o paciente, e isto pode levar à liberação de histamina, bradicinina, prostraglandinas e leucotrienos, que geram um exsudato de fibrina, que quando não é devidamente drenado pelo próprio organismo do paciente gera a formação das bridas.

Quanto mais manipulado o paciente for durante uma cirurgia, maiores serão as suas chances de formar as bridas.

Brida intestinal

As bridas intestinais ligam duas partes diferentes do intestino, e dependendo da sua localização isto pode levar ao "estrangulamento" do intestino e impedir a eliminação das fezes.

Como consequência  disso, o abdômem do indivíduo deverá ficar inchado, ele não conseguirá evacuar, terá dores abdominais intensas, e pode haver até mesmo o vômito das fezes, se o indivíduo não for tratado adequadamente com cirurgia.

Como identificar as bridas

Para identificar as bridas, o médico poderá ouvir a história do paciente, tocar em seu abdômem e solicitar exames de imagem, como por exemplo a tomografia computadorizada.

Este exame pode em alguns casos evidenciar a presença destas cicatrizes, mas nem sempre são requisitados, pois a localização das bridas podem dificultar a sua visualização.

Exames de sangue, urina e de raio-x  podem ser realizados, não para identificar as bridas, mas para verificar se há alguma outra situação que possa estar gerando a dor abdominal e assim ajudar a fechar o diagnóstico de bridas.

Como tratar as bridas

Quando as bridas geram intensa dor abdominal, leva à obstrução intestinal ou impede o bom funcionamento de qualquer outro órgão, recomenda-se como forma de tratamento a cirurgia.

A cirurgia para a retirada das bridas é delicada, pois se o médico manipular muito o paciente, novas bridas poderão ser formadas. O ideal é que elas sejam apenas cortadas para permitir a boa mobilidade dos órgãos envolvidos.

Dependendo do caso, o médico poderá indicar somente a toma de analgésicos e de antiinflamatórios para eliminar a dor quando estas surgirem, se concluir que órgãos vitais não estão envolvidos e se achar que o paciente não está em condições de enfrentar uma nova cirurgia.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 07/03/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.